Incêndio atinge vegetação e ameaça reserva ambiental em Catalão

Chamas começaram em uma área de vegetação próxima à Represa da Bica e avançaram em direção à Reserva Mata do Setor Universitário. Seis bombeiros participaram do combate.

Incêndio atingiu área de vegetação nas proximidades da Represa da Bica, em Catalão — Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação nas proximidades da Represa da Bica, em Catalão, na noite deste domingo (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 15 mil metros quadrados foram queimados entre áreas de brejo e mata.

A ocorrência foi registrada por volta das 18h15, na Rua 7, na região da Represa da Bica. Devido ao vento, à vegetação alta e densa e ao difícil acesso, as chamas se espalharam rapidamente em direção à Reserva Mata do Setor Universitário.

Três viaturas e seis militares foram mobilizados. Durante a operação, os bombeiros utilizaram cerca de 8 mil litros de água, além de canhão de combate, linhas de mangueira, motobomba, sopradores e bombas costais.

De acordo com a corporação, a existência de um hidrante próximo foi fundamental para o reabastecimento rápido da viatura e para o controle das chamas.

A vegetação fechada, porém, impediu a entrada dos veículos em alguns pontos da reserva. Por isso, será necessária a abertura de uma estrada com uma retroescavadeira para aproximar as equipes e permitir a continuidade do combate por meio de mangueiras.

Ainda conforme os bombeiros, árvores mortas permaneceram queimando no interior da reserva, o que mantém o risco de reignição por causa do calor e do vento. Uma equipe permaneceu no local durante a noite para realizar o monitoramento da área.

As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras disponibilizaram máquinas para a abertura da trilha. O serviço foi remarcado para a manhã desta segunda-feira (17), devido ao terreno acidentado e aos riscos para as equipes durante a noite.