Bombeiros resgatam homem de 61 anos que sofreu fratura exposta após cair em grota em Catalão

Vítima conseguiu ligar para o telefone 193, mas não sabia informar a localização exata. Após cerca de 20 minutos de buscas, militares encontraram o homem em uma área de mata fechada, próximo ao bairro Margon.

(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Um homem de 61 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar na noite deste sábado (7), após sofrer uma queda dentro de uma grota em uma área de mata próxima ao perímetro urbano de Catalão, nas imediações do bairro Margon. A vítima sofreu uma fratura exposta no fêmur da perna direita.

De acordo com informações do 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM), o homem conseguiu acionar o telefone de emergência 193 e informar que havia sofrido uma queda e fraturado a perna. No entanto, ele não conseguiu indicar sua localização exata

Após uma longa conversa entre a vítima, os militares do Centro de Operações e a equipe de serviço, os bombeiros conseguiram reunir pontos de referência que permitiram iniciar as buscas.

A operação começou no cruzamento da Rua 29 com a Rua G, local onde a vítima havia estacionado o veículo. As equipes seguiram por uma estrada de terra por aproximadamente 370 metros, até as proximidades de uma estação da SAE.

Quatro militares entraram na área de mata fechada, enquanto outros integrantes da equipe mantinham contato telefônico com o homem para tentar localizar sua posição.

Após aproximadamente 20 minutos de buscas, os bombeiros encontraram a vítima em uma região de difícil acesso, a cerca de 100 metros das viaturas. O homem estava consciente, mas apresentava uma fratura exposta no fêmur direito.

(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Os militares iniciaram imediatamente os procedimentos de imobilização. Durante a operação, um dos bombeiros conseguiu identificar um caminho alternativo, mais acessível, para retirar a vítima da mata.

O ponto foi registrado por GPS e as coordenadas repassadas à equipe da Unidade de Resgate UR-253, que se deslocou até o local.

Após ser imobilizado, o homem foi carregado pelos militares por aproximadamente 140 metros até o ponto de encontro, onde foi entregue à equipe de resgate e transportado para o pronto-socorro da Santa Casa de Catalão.

A ocorrência foi atendida entre 18h32 e 19h30, com o empenho de três viaturas e seis militares do 10º BBM.

O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que, em situações de emergência, a população acione o telefone 193 e, sempre que possível, forneça pontos de referência que facilitem a localização da vítima.

(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)