Prefeito de Silvânia é afastado e empresários são alvos de operação no município

Investigação estima um prejuízo estimado em R$ 400 mil

Policiais cumpriram mandados em Goiânia e em Silvânia (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

O prefeito de Silvânia, Zé Faleiro, foi afastado de suas atividades e duas pessoas presas temporariamente na manhã desta terça-feira (9) durante uma operação realizada em Goiânia e no município, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e 7 de afastamento de função pública. Segundo a Polícia Civil (PC), os alvos são agentes públicos da Prefeitura de Silvânia e sócios empresários de uma empresa. O grupo é suspeito de fraudar a prestação de serviço público de limpeza e são investigados por corrupção, peculato-desvio, crimes de falsidade e delitos licitatórios. A polícia estima que a fraude causou um prejuízo de R$ 400 mil aos cofres público do município.

Iniciadas no ano passado, as investigações apontam que existia um acordo prévio entre a empresa e o Executivo Municipal desde antes do início do processo. Em regra, os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos e remoção de entulhos continuaram sendo prestados diretamente pela Prefeitura, porém esta empresa recebia como se estivesse executado os serviços, sem sofrer nenhum tipo de fiscalização ou medição dos serviços prestados.

A apuração apontou ainda que os entulhos e os resíduos sólidos não eram submetidos à pesagem, como obrigatoriamente previsto, impossibilitando qualquer fiscalização posterior. No serviço de varrição, a investigação encontrou as seguintes irregularidades: funcionários em número inferior e em duplicidade, ou seja, vinculados a outro contrato, também alvo de investigação e para evitar suspeitas de ilegalidades, as notas fiscais eram rapidamente encaminhadas para pagamento.

A ação é realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP) e Delegacia de Polícia (DP) de Silvânia em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Técnico-Científica.

Com informações de O Popular

Comentários