Município informou que amostras foram coletadas para análise; composição do produto, origem e responsáveis pelo lançamento ainda não foram identificados.

A Prefeitura de Catalão divulgou, nesta quarta-feira (7), uma nota oficial sobre a investigação de um descarte irregular no Ribeirão Pirapitinga. O comunicado foi publicado após a água apresentar aspecto turvo e coloração avermelhada no centro da cidade, situação noticiada pelo Zap Catalão mais cedo.
Segundo a nota, as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Engenharia e Produção, em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), realizaram uma ação conjunta de fiscalização e investigação após a identificação do lançamento de um produto com características industriais no ribeirão.
Durante os trabalhos, as equipes coletaram amostras de água em diferentes pontos da rede de drenagem pluvial. O material foi encaminhado para análise laboratorial.
A prefeitura informou que os resultados ainda não foram concluídos. Por esse motivo, não é possível afirmar a composição do produto, sua origem ou quem foi responsável pelo descarte.
Conforme o comunicado, as equipes continuarão atuando de forma integrada nos próximos dias. O objetivo é identificar a origem do lançamento, esclarecer as circunstâncias da ocorrência e reunir os elementos técnicos necessários para a apuração.
A alteração na água começou a ser percebida por volta das 12h30 desta quarta-feira, no trecho do Ribeirão Pirapitinga que passa pelo centro de Catalão. Na reportagem publicada anteriormente pelo Zap Catalão, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Eduardo, informou que a situação já estava sendo apurada.
Na nota, o município ressaltou que, caso sejam constatadas irregularidades e identificados os responsáveis, serão adotadas as medidas administrativas e ambientais cabíveis, conforme a legislação, assegurando o direito de defesa e o devido processo legal.
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Catalão, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMAC) e de Engenharia e Produção, em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), informa que realizou, nesta quarta-feira (7/10), uma ação conjunta de fiscalização e investigação após a identificação de descarte irregular de um produto com características industriais no Ribeirão Pirapitinga.
Diante da ocorrência, as equipes realizaram coletas de amostras de água em diferentes pontos da rede de drenagem pluvial, que foram encaminhadas para análise laboratorial.
Os resultados das análises ainda não foram concluídos. Portanto, neste momento, não é possível afirmar a composição do produto, sua origem ou eventual responsabilidade pelo lançamento.
As equipes das secretarias envolvidas continuarão atuando de forma integrada nos próximos dias, com o objetivo de identificar a origem do lançamento, esclarecer as circunstâncias da ocorrência e reunir os elementos técnicos necessários para a completa apuração dos fatos.
Caso sejam constatadas irregularidades e identificados os responsáveis, serão adotadas as medidas administrativas e ambientais cabíveis, nos termos da legislação vigente, assegurados o direito de defesa e o devido processo legal.




















