Secretário de Infraestrutura de Goiás, Ricardo de Oliveira Silva recebe maior honraria da PMGO

Natural de Catalão, secretário foi homenageado durante solenidade que marcou os 168 anos da Polícia Militar de Goiás, realizada nesta sexta-feira (31), em Goiânia

(Foto: Divulgação)

O secretário de Estado da Infraestrutura de Goiás, Ricardo de Oliveira Silva, foi agraciado com a Ordem do Mérito Tiradentes, maior honraria concedida pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). A homenagem ocorreu nesta sexta-feira (31), durante solenidade em comemoração aos 168 anos da corporação, no Comando da Academia de Polícia Militar (CAPM), em Goiânia.

A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Daniel Vilela, além de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes das forças de segurança, oficiais, praças, veteranos e familiares.

A Ordem do Mérito Tiradentes é destinada a reconhecer autoridades civis e militares, além de personalidades e instituições, pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar de Goiás.

Entre os homenageados esteve Ricardo de Oliveira Silva, que recebeu a comenda durante a programação comemorativa da corporação.

Além da concessão da honraria, a solenidade marcou a formatura da 20ª turma do Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares e da 4ª turma do Curso de Habilitação de Oficiais Músicos.

Ao todo, 106 novos oficiais concluíram a formação, sendo 102 oficiais auxiliares e quatro oficiais músicos. Os cursos tiveram carga de 1,4 mil horas-aula e fazem parte da política de formação e aperfeiçoamento profissional da PMGO.

Durante o evento, também foram oficializadas as promoções dos formandos e realizadas a entrega das espadas aos primeiros colocados dos cursos e a concessão da Medalha de Mérito Intelectual.

Natural de Catalão

Natural de Catalão, Ricardo de Oliveira Silva tem 42 anos e assumiu o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Goiás (Seinfra) em 1º de abril de 2026.

Bacharel em Direito pela Faculdade Una, com formação concluída em 2009, Ricardo também é corretor de seguros, empresário e pecuarista. Sua trajetória profissional inclui atuação na gestão pública e em áreas relacionadas ao desenvolvimento regional.

Entre 2017 e 2024, integrou a administração municipal de Catalão, onde exerceu funções como chefe de Gabinete Municipal, secretário de Ciência e Tecnologia, secretário de Assuntos Comunitários e diretor da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE).

Antes de assumir a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ricardo foi chefe de gabinete da própria pasta entre março de 2025 e março de 2026, período em que atuou na articulação institucional e no acompanhamento de projetos estruturantes do Governo de Goiás.

Ricardo assumiu a Seinfra após a saída de Adib Elias, que deixou o cargo a pedido. A nomeação foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado em 1º de abril.

168 anos da Polícia Militar de Goiás

A solenidade também marcou os 168 anos de criação da Polícia Militar de Goiás e destacou a formação continuada dos profissionais da corporação.

Durante a cerimônia, o governador Daniel Vilela ressaltou a importância da Polícia Militar para a segurança pública e destacou o papel dos novos oficiais na liderança das equipes responsáveis pelo policiamento no estado.

A programação reuniu diferentes momentos de reconhecimento profissional e institucional, entre eles a concessão da Ordem do Mérito Tiradentes, honraria recebida pelo secretário Ricardo de Oliveira Silva.

A homenagem reconhece a contribuição dos agraciados à instituição e integrou a programação oficial de aniversário da Polícia Militar de Goiás.