Ministro da Educação e governador assinam acordo em Catalão para funcionamento do Hospital Universitário da Ufcat

Solenidade ocorreu no Hospital Regional Adib Elias Júnior, que passa a ser hospital universitário da Ufcat

(Foto: Zap Catalão)

A educação no estado de Goiás recebeu melhorias significativas a partir da atuação do Ministério da Educação (MEC). Na tarde desta terça-feira (25), o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Catalão ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do vice-governador, Daniel Vilela, e do prefeito de Catalão, Velomar Rio, que recebeu as autoridades, para anunciar investimentos e avanços na área da saúde e educação superior. O destaque da visita foi a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal de Catalão (Ufcat) e o governo municipal, que viabilizou a estruturação e funcionamento do Hospital Universitário da cidade.

Com o ACT, foram iniciados processos para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal, permitindo a operacionalização completa da unidade de saúde. O hospital, que foi construído com recursos do município, agora é gerido pela Ebserh e conta com 203 leitos de internação clínica e cirúrgica, sendo 20 de UTI adulto e 25 neonatal. A estrutura também contempla um ambulatório, centro cirúrgico. O ministro também destacou que o hospital atenderá 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assistência gratuita à população.

Além da ampliação da infraestrutura hospitalar, o hospital universitário consolidou Catalão como um polo de ensino e pesquisa na área da saúde. “Como hospital universitário, ele será essencial para a produção de conhecimento e para a capacitação de profissionais da saúde”, afirmou a reitora da Ufcat, Roselma Lucchese. Durante seu pronunciamento, o ministro Camilo Santana mencionou a possibilidade da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Catalão no segundo semestre deste ano. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também destacou a importância dos investimentos na educação e os incentivos do governo estadual para fortalecer o setor. “Estamos trabalhando em parceria com o governo federal para garantir melhorias na infraestrutura educacional e na formação de profissionais qualificados. Goiás hoje ocupa a primeira posição no Ideb e isso é resultado de um trabalho sério, com investimentos estratégicos e compromisso com a educação de qualidade”, afirmou Caiado.

Outra pauta abordada pelo ministro foi a ampliação das vagas do curso de Medicina da Ufcat, um dos principais pleitos da comunidade acadêmica e do setor de saúde local. Segundo ele, a expansão da oferta de vagas permitirá um maior número de profissionais qualificados para atender a população e fortalecer a rede pública de saúde.

O evento contou com a presença do ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, além de diversas outras autoridades, incluindo o deputado federal José Nelto, Adriana Accorse, Rubens Otoni, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado estadual Jamil Calife. Também marcou presença do presidente da Ebserh, Artur Kioro, que será o responsável pela administração do hospital, além de vários prefeitos da região.

Transmissão ao vivo da solenidade: