O certificado é exigido para efetivar a matrícula dos alunos da rede pública de ensino

A partir desta segunda-feira (25), pais e responsáveis em Catalão têm uma nova oportunidade para garantir a emissão do Certificado de Vacinação, documento exigido para a matrícula de alunos na rede pública de ensino. Até o dia 28 de novembro, algumas unidades de saúde da cidade funcionarão em horário estendido, até as 20h, para atender aqueles que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação de seus filhos.
A ampliação do horário visa facilitar o acesso ao serviço, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades em comparecer durante o expediente regular. Nos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo, no entanto, o atendimento seguirá até as 17h.
Vacinas disponíveis e documentos necessários
Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos estarão disponíveis. Para a emissão do certificado, é necessário apresentar:
– Caderneta de vacinação do aluno
– Documento de identificação pessoal
– Cartão do SUS ou CPF
Unidades de saúde em horário estendido
Entre as unidades que estarão abertas até as 20h estão:
– Central de Imunização (Centro)
– Centro Integrado de Pediatria (Nossa Senhora de Fátima)
– UBS Prefeito Divano Elias (Setor Universitário)
– UBS João Moreira de Castro (São João)
– UBS William Fayad (Pontal Norte)
– UBS CAIC (Vila Mutirão)
– UBS William Fayad Neto (Copacabana)
– UBS Maria Carolina M. Neto (Castelo Branco)
– UBS Cristina de Cássia Rodovalho (Evelina Nour)
– UBS Bezerra de Menezes (Vila Erondina)
Implicações legais e orientações
Segundo Ariana Martins da Costa, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Catalão, a matrícula dos alunos não será impedida caso alguma vacina esteja em atraso. Entretanto, a regularização deve ocorrer em até 30 dias. Caso contrário, as instituições de ensino poderão acionar o Conselho Tutelar para providências.
“O objetivo não é penalizar, mas garantir a saúde das crianças e adolescentes, incentivando a adesão ao calendário vacinal”, explicou Ariana.
Serviço
*Período: 25/11 a 28/11
*Horário: 7h às 20h (intervalo de almoço das 11h às 13h)
*Locais: Unidades de saúde de Catalão e distritos (horário até 17h nos distritos)
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em facilitar o acesso às vacinas e fortalecer a imunização da população jovem no município.