A ação, realizada simultaneamente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, cumpre 31 mandados de prisão preventiva e 48 de busca e apreensão

A Polícia Federal, em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), deflagrou nesta terça-feira (19) a operação “Anthill”, que desarticulou uma organização criminosa responsável por movimentar cerca de R$ 150 milhões no tráfico interestadual de drogas.
A ação, realizada simultaneamente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, cumpre 31 mandados de prisão preventiva e 48 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores equivalentes à cifra milionária. Cerca de 250 policiais participam da operação.
O grupo criminoso adquiria e transportava grandes quantidades de drogas do Mato Grosso do Sul para o Triângulo Mineiro, abastecendo cidades como Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio. Durante a investigação, foram apreendidos 540 quilos de cocaína, reforçando o envolvimento do grupo no tráfico interestadual de entorpecentes.
A operação, batizada de “Anthill” (formigueiro, em português), faz alusão à estrutura organizada e hierarquizada da quadrilha, comparável ao funcionamento de um formigueiro, com divisões claras de tarefas e logística eficiente.
Além do tráfico de drogas e da associação criminosa, a investigação apura lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas associadas ao grupo.
A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal, atua de forma integrada para combater o crime organizado em Minas Gerais.
Mais informações sobre os resultados da operação serão divulgadas em uma entrevista coletiva marcada para às 10h, na Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia, localizada na Avenida João Naves de Ávila, nº 5.800, no bairro Pampulha.
A operação segue em andamento, reforçando o compromisso das forças de segurança em desarticular redes criminosas e combater o tráfico de drogas no país.