Total foram cinco presos de alta periculosidade transferidos para presídio de Planaltina. Detentos estavam em unidades prisionais nos municípios de Catalão, Pires do Rio e Orizona. Na última terça-feira (10), cerca de 200 apenados foram remanejados

Mais cinco presos considerados de alta periculosidade foram transferidos para o recém-inaugurado Presídio Estadual de Planaltina, no Entorno de Brasília, nesta quarta-feira (10). Três deles cumpriam pena em Catalão, um em Pires do Rio e outro em Orizona. Durante a última terça-feira (10), foram levados por forças de segurança pública do Estado para a unidade prisional cerca de 200 detentos de presídios em Aparecida de Goiânia, Anápolis e Formosa.
O remanejamento foi acompanhado por equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a fim de evitar possíveis conflitos. O objetivo da transferência é isolar detentos considerados mais perigosos, lideranças negativas e com protagonismo em facções criminosas, em continuidade a um modelo de gestão prisional iniciado no ano passado.
A nova unidade de Planaltina, que comporta um total de 360 detentos, possui 110 câmeras, raio x e detector de metal. Além disso, há um treinamento específico dos agentes prisionais que vão atuar nela, não há energia elétrica dentro das celas e há um regime interno mais rígido, baseado no de presídio federais de segurança máxima. Outra medida, que já acontece nas unidades de Anápolis e Formosa, é o provimento de itens de higiene e roupas para os detentos, o que evita a entrada de itens proibidos via visitantes, como celulares e drogas.
Fonte: O Popular
Comentários