Terno de Congo Mariarte resgata tradição e faz convite especial para mulheres de Catalão e região

Grupo busca manter viva a cultura da Congada com a formação de novas integrantes na ala das Bandeirinhas e Caixeiras. Inscrições estão abertas durante o ano todo

(Foto: Reprodução)

O Terno de Congo Mariarte, de Catalão, Goiás, inicia o ano com novidades e faz um convite especial para meninas e mulheres da cidade e região. O grupo anunciou a retomada da tradicional “Ala das Bandeirinhas”, em homenagem à Senhora Dona Benedita (in memorian), primeira bandeirinha da Congada de Catalão e mãe da capitã fundadora Aldanice Moreira. O objetivo é preservar o legado cultural e inspirar futuras gerações.

Além disso, o grupo convida mulheres congadeiras a se unirem à ala das Caixeiras, assumindo instrumentos percussivos que ecoam o ritmo das celebrações à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Para a capitã Aldanice, a Congada é mais do que música e dança. “É fé, religiosidade, cultura, folclore e tradição. Queremos celebrar a vida e as bênçãos com muita fé e gratidão”, afirmou.

Agenda e inscrições
As interessadas podem procurar as capitãs Aldanice Moreira, Isabela Abrahão e Marilene de Fátima. Os contatos estão disponíveis por meio das redes sociais do Terno de Congo Mariarte (@ternodecongomariarte) ou pelos telefones:

  • Aldanice: (64) 98162-5295
  • Isabela: (64) 99213-6565
  • Marilene: (64) 98153-1221

O processo de recrutamento estará aberto durante todo o ano, com destaque para as inscrições realizadas até junho ou julho. Isso porque, a partir de agosto, começam os ensaios para a tradicional Festa do Rosário, que ocorre em outubro. Mudanças no cronograma serão comunicadas nas redes sociais do grupo.