Sono e Obesidade: Você sabia que dormir mal, engorda?

Em média os adultos precisam de 8 horas de sono, mas algumas pessoas se sentem bem dormindo 6 horas e outros precisam de 10 horas de sono e esse número de horas varia de acordo com cada fase da vida.

Dormir um sono de má qualidade ou dormir uma quantidade de horas inferior gera privação do sono, que afeta o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle do peso corporal, reduz a imunidade e aumento o risco de doenças como Diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

A diminuição do tempo de sono está relacionada ao ganho de peso por interferir na produção de dois hormônios, a leptina e grelina. A leptina ajuda na regulação da ingestão alimentar, ela promove a sensação de saciedade reduzindo o apetite. Enquanto a grelina reduz a sensação de saciedade, faz com que sintamos mais fome.

Dormir mal reduz os níveis de leptina e eleva os níveis de grelina, aumentando a ingestão de alimentos com alta densidade calórica resultando no ganho de peso.

Nosso corpo funciona como um relógio biológico, onde temos hora para nos alimentar, ficarmos ativos e depois descansar, ou seja, produzimos hormônios de acordo com cada momento do dia.

De manhã produzimos cortisol, hormônio que nos deixa alerta, ao longo do dia produzimos serotonina, hormônio do bem-estar, e a noite produzimos melatonina, hormônio do sono.

Produzimos melatonina na ausência de luz, ou seja, precisamos estar no escuro para produzir melatonina de forma adequada e consequentemente ter uma boa noite de sono.

Pessoas que trabalham em sistemas de turnos são muito afetados por distúrbios do sono que podem levar a vários problemas de saúde (obesidade, diabetes, hipertensão). Esse público precisa ter uma atenção maior com a qualidade da alimentação e os horários de consumo, qualidade do sono e prática de atividade física.

Orientações para uma boa noite de sono:

-Ir para cama com sono;

-Tentar dormir e levantar no mesmo horário;

-Manter o quarto escuro e silencioso;

-Evite utilizar no quarto lâmpadas de cor branca ou azul, prefira cor amarela;

-Mantenha a temperatura do quarto confortável;

-Evite utilizar medicamentos para dormir sem orientação médica;

-Evite deixar animais de estimação no quanto;

-Evitar usar celular, computador e assistir TV no quarto;

-Evitar bebida alcoólica e bebidas com cafeína antes de dormir;

-Pratique atividade física regularmente, mas evite exercícios próximos ao horário de dormir;

-Evite fumar;

-Evite alimentação pesada próxima ao horário de dormir (pizza, sanduiche), prefira refeições mais leves.

Dormir mal não é normal e pode trazer várias consequências, se você tem distúrbios do sono e está ganhando peso, procure ajuda profissional.

 

(Texto: Maria Lucinete – Nutricionista)

Comentários