A cidade enfrenta um período de estiagem severo, com 90 dias sem ocorrência de chuvas na região, aumentando a importância de se atentar aos níveis de umidade e hidratação

O final de semana promete ser de muito sol em Catalão, com um aumento significativo nas temperaturas máximas e mínimas mais baixas nas primeiras horas da manhã. Segundo o Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, a umidade relativa do ar estará em declínio durante a tarde, atingindo níveis preocupantes.
Nesta sexta-feira, 19, o céu terá muitas nuvens durante o dia, com períodos de céu nublado, e a noite será marcada por poucas nuvens. A probabilidade de chuva é nula, com zero milímetros previstos. O nascer do sol está marcado para as 06:43 e o pôr do sol para as 17:52. O vento soprará a 9 km/h na direção leste e os índices de radiação ultravioleta estarão em níveis extremos.
Dados Meteorológicos
– Temperatura máxima**: 31ºC
– Umidade relativa do ar**: 22% a 80%
– Vento**: 9 km/h, leste
– Índice UV**: Extremo
– Umidade**: 73% (máxima) / 31% (mínima)
A cidade enfrenta um período de estiagem severo, com 90 dias sem ocorrência de chuvas na região, aumentando a importância de se atentar aos níveis de umidade e hidratação.
Amplitude Térmica e Níveis de Atenção
A amplitude térmica, que é a diferença entre a menor e a maior temperatura do dia, será um destaque, contribuindo para manhãs mais frescas e tardes quentes. Este fenômeno pode impactar a saúde da população, especialmente em relação à desidratação e problemas respiratórios, devido ao ar seco predominante.
Recomendações
– Hidratação: Beber bastante água ao longo do dia.
– Proteção Solar: Utilizar protetor solar devido aos altos índices de radiação UV.
– Cuidados com a Saúde: Redobrar os cuidados com crianças e idosos, que são mais vulneráveis às condições climáticas extremas.
Para mais informações, consulte a fonte oficial: CIMEHGO/INMET. Fiquem atentos às atualizações e cuidem-se!
Comentários