Barragem de rejeitos de nióbio apresentou transbordo, mas está estável segundo informações do Sindicato Metabase

Na noite deste sábado, 08, o Sindicato Metabase emitiu uma nota de posicionamento sobre um incidente de transbordo de água na barragem de rejeitos da planta de Nióbio da Cmoc. De acordo com a nota, o sindicato recebeu mensagens e vídeos informando sobre o ocorrido por volta das 16h15 de hoje, dia 8.
Diante da situação, o presidente e alguns diretores do sindicato foram até a empresa para verificar as informações e entender o que havia acontecido. Após conversar com representantes da Cmoc e o pessoal do monitoramento de barragens, o Sindicato Metabase foi informado de que a barragem estava estável e com todos os índices de monitoramento dentro dos parâmetros normais.
Segundo a empresa, o que ocorreu foi apenas um transbordo de material e água excedentes e acumulados na borda de contenção da barragem. O presidente do Metabase, Diego Hilário, afirmou que o sindicato está atuando dentro das limitações legais para preservar a segurança e o ambiente de trabalho da categoria.

A CMOC Brasil, por meio de nota, se manifestou sobre o assunto
“A CMOC Brasil informa que constatou que, em decorrência das intensas chuvas ocorridas hoje (8) na região, houve acúmulo de água pluvial na barragem 1A da unidade de Nióbio – que se encontra desativada e em processo de descaracterização –, ocasionando o transbordo das leiras de proteção onde ocorrem as obras. Com esse transbordo e com a falta de vegetação nessa fase de descaracterização, as águas fluíram para o talude, mas sem comprometer a segurança da estrutura.A equipe especializada em barragens da CMOC, em conjunto com consultoria externa responsável pelos relatórios de estabilidade das barragens, avaliou as condições estruturais do local e atestou a total estabilidade e segurança do empreendimento, não sendo necessário acionamento do plano de emergência.”
A companhia informa que o Corpo de Bombeiros e o Sindicato Metabase, representado pelo presidente Diego Hilário, também comprovaram que não há riscos para os trabalhadores e comunidade.
Toda a ocorrência foi registrada e informada para a Agência Nacional de Mineração (ANM).
A empresa ressalta ainda que esse tipo de caso é natural em períodos de grandes precipitações pluviométricas e que possui plano de contingência – já implementado para corrigir os danos causados pelas chuvas de hoje.
A CMOC também destaca que todas as barragens operam normalmente e de forma segura, atendendo aos critérios e requisitos nacionais e internacionais de segurança.”
É importante ressaltar que incidentes em barragens de mineração têm sido uma preocupação constante, especialmente após o desastre de Brumadinho em 2019. As autoridades e organizações têm se esforçado para garantir a segurança dessas estruturas e minimizar os riscos de acidentes. Nesse sentido, o posicionamento do Sindicato Metabase reforça a importância da atuação das instituições para garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.
Comentários