Previsão aponta risco de tempestades acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

Nesta sexta-feira (10), o tempo em Catalão (GO) será marcado por sol entre nuvens e pancadas rápidas de chuva ao longo do dia e da noite. A temperatura máxima deve alcançar os 30°C, enquanto a mínima será de 19°C, com uma probabilidade de chuva de 87% e acumulado estimado de 3 mm.
O dia começa com o nascer do sol às 05h44 e se encerra com o pôr do sol às 18h53. O vento, vindo do Noroeste (NNW), terá intensidade moderada, atingindo 7 km/h, e a umidade relativa do ar ficará entre 60% e 95%.
A previsão para esta sexta-feira é fortemente influenciada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de nuvens que se estende da Amazônia ao oceano Atlântico, passando pela região central do Brasil. Este fenômeno aumenta as condições para a formação de tempestades, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento de até 70 km/h e descargas atmosféricas.
Alerta de chuvas intensas para Goiás
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) emitiram alerta para chuvas intensas no Estado, com acumulados que podem variar entre 20 e 50 mm/h ou até 70 mm/dia. As condições climáticas também favorecem a formação de áreas de instabilidade no final de semana, com possibilidade de tempestades em todas as regiões goianas.
Acumulados de chuva em janeiro
Entre os dias 1º e 9 de janeiro, Catalão registrou os seguintes volumes de chuva:
– Estação Automática: 167,8 mm
– Estação Convencional: 164,9 mm
Outros municípios próximos também apresentaram acumulados significativos:
– Pires do Rio: 86,6 mm
– Ipameri: 41,5 mm
– Cristalina: 90,4 mm
Fontes: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT; INMET; CIMEHGO.