Sensei de Catalão é nomeado árbitro internacional de karatê durante mundial na Argentina

Luiz Antônio Bussola, 6º Dan, do “Dojô Garras do Tigre,” é o único árbitro internacional do estado de Goiás e um dos oito do Brasil.

Luiz Antônio Bussola, de 62 anos (Foto: Divulgação)

O paranaense de Goioerê (PR) e catalano de coração, Luiz Antônio Bussola, de 62 anos, recebeu um título inédito para o estado de Goiás: “Árbitro Internacional de Karatê” durante o “World Karate Championship IKU,” realizado no último fim de semana em Buenos Aires, na Argentina. A nomeação é vitalícia e foi entregue pelo chefe da arbitragem internacional da IKU, Nagel Adrian.

Segundo o Sensei Bussola, para ser nomeado, ele precisou ser aprovado em três cursos nacionais de arbitragem, ser indicado para o curso internacional e ser aprovado nas duas etapas, uma realizada no Brasil e outra na Argentina. “Eu almejava isso há anos, pois considero um grande reconhecimento do meu trabalho. São 41 anos dedicados ao karatê,” disse.

O novo árbitro já está convocado para o Pan-Americano de Karatê em Cusco, no Peru, em 2025; para o Mundial de 2026, que será em Bucareste, na Romênia; e para todas as competições internacionais que ocorrerem na América do Sul.

História de 41 anos de karatê

Luiz Antônio Bussola começou a treinar karatê em 1983, no interior do Paraná. Com dedicação, evoluiu no esporte, participou de vários campeonatos brasileiros e é vice-campeão sul-americano em Assunção, no Paraguai. Pouco depois, além de atleta, tornou-se árbitro e teve a oportunidade de conduzir campeonatos como o Mundialito, em São Paulo (SP), e um Sul-Americano realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Em 2005, mudou-se para Catalão (GO) e, em 2008, abriu o “Dojô Garras do Tigre,” por onde já passaram cerca de 1.000 alunos, de 5 a 55 anos. Vários talentos foram descobertos no local e conquistaram medalhas em campeonatos importantes, como a medalha de bronze em kumitê conquistada no Mundial da Eslovênia em 2013 pelo atleta Bruno Vicentini Bussola. Este ano, os atletas Gabriel Gomes Finholdt, de 7 anos, campeão mundial no kata e 3º melhor do mundo no kumitê; e a campeã pan-americana Clarice Mastrella, de 9 anos, medalhista mundial com bronze no kata, trouxeram medalhas do mundial.

Para mais informações sobre o Dojô Garras do Tigre, acesse o Instagram @garras_tigre.