Equipe busca soluções inovadoras para aprimorar o abastecimento de água em Catalão

A equipe da SAE, superintendência de água e esgoto de Catalão (GO), realizou uma visita técnica à unidade de Nióbio da CMOC Brasil para conhecer as tecnologias empregadas no bombeamento e na gestão hídrica da operação. O objetivo foi identificar boas práticas e soluções inovadoras que possam contribuir para a melhoria do abastecimento de água no município.
A CMOC Brasil opera um sistema automatizado na unidade, composto por três frentes principais: bombeamento de água nova, proveniente de poços artesianos licenciados e utilizada em áreas administrativas, como banheiros, copas e higiene (5% do total consumido); água de processo, reaproveitada nas operações industriais para reduzir o consumo de recursos naturais e utilizada de forma integral em todos os processos industriais e operacionais (95% do total consumido); e água mais sólidos, que é o fluxo utilizado no transporte de rejeitos.
A operação é controlada por um sistema integrado de monitoramento remoto, que acompanha em tempo real a vazão, pressão e qualidade da água. Para otimizar a eficiência, a CMOC adota assistência virtual nos processos, que permite ajustes e o envio de alertas de forma automatizada, garantindo respostas rápidas a qualquer variação operacional. Esse nível de automação assegura uma disponibilidade superior a 98% do sistema e um controle rigoroso do sistema de bombeamento da unidade.
Durante a visita, a equipe da SAE conheceu a sala de controle operacional e as áreas e centrais de bombeamento, acompanhando de perto como a tecnologia e a inovação impulsionam a eficiência hídrica da empresa e como isso pode ser replicado na realidade da companhia de águas. “A modernização e a busca por soluções inovadoras são pilares fundamentais para garantir a qualidade e eficiência dos serviços da SAE. Agradecemos à equipe da CMOC pela recepção e troca enriquecedora de experiências”, destaca Rogério Pires, Superintendente da SAE.
“É muito importante essa troca de informação, foi possível compartilhar como é feita a gestão de nosso sistema de bombeamento esperamos ter contribuído com o processo da SAE no fornecimento hídrico para o município de Catalão”, finaliza Pauliano Rufino, gerente de processos na unidade de Nióbio da CMOC Brasil.