Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à presidência e recebe título de Cidadão Baiano e Comenda 2 de Julho na Bahia

Governador de Goiás anunciou pré-candidatura durante evento em Salvador; cerimônia contou com a presença de lideranças políticas de vários estados.

(Foto: Hegon Correa)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou oficialmente nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à presidência da República para as eleições de 2026. O anúncio foi feito em Salvador, na Bahia, antes da cerimônia em que recebeu o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho — principal honraria do estado.

“Nosso assunto aqui é lançar a pré-candidatura, levar essa prévia junto à população brasileira. Esse é o motivo da decisão do União Brasil em poder caminhar, com tempo, para que as pessoas nos conheçam. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, afirmou o governador durante conversa com jornalistas.

(Foto: Hegon Correa)

O evento, realizado no Centro de Convenções de Salvador, contou com a presença de diversas lideranças políticas. Entre os presentes estavam o senador Sergio Moro (União Brasil), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), também prestigiou a cerimônia e declarou apoio a Caiado. Além do presidente da ALEGO, Bruno Peixoto.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, é um dos principais entusiastas da pré-candidatura de Caiado, ele também discursou durante o evento.

Lideranças políticas do Sudeste goiano viajaram até a capital baiana para acompanhar o lançamento. Estiveram presentes o prefeito de Catalão, Velomar Rios, o deputado estadual Jamil Calife, o ex-prefeito de Catalão e atual secretário da SEINFRA, Adib Elias, além da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado.

A movimentação marca um passo decisivo na trajetória política de Ronaldo Caiado e ocorre em meio a disputas internas no União Brasil. Aliados veem o lançamento como uma estratégia para consolidar seu nome como liderança nacional e pressionar o partido a definir uma candidatura oficial. No entanto, o gesto pode acirrar ainda mais os conflitos internos da legenda.

O evento, no entanto, deixou evidente que, além da disputa externa com os demais partidos e aspirantes ao Planalto, há também batalhas a resolver no próprio União Brasil. O União Brasil enfrenta um momento de instabilidade: uma ala mais governista do partido defende apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, enquanto outro grupo se aproxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou de um nome apoiado por ele.

O presidente do partido, Antônio Rueda, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não compareceram ao evento de Caiado. O maior representante da sigla foi o vice-presidente nacional e ex-prefeito ACM Neto.

(Foto: Hegon Correa)

Caiado tem 75 anos, é médico de formação e governa Goiás desde 2019. Natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia, ele vem de uma tradicional família de produtores rurais com forte influência política no estado. Antes de assumir o Executivo goiano, foi deputado federal por cinco mandatos e senador da República.