Montadora vai definir novo portfólio de produtos que serão produzidos na fábrica brasileira

A HPE, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, está em processo de finalização dos planos de produção em Catalão (GO). Segundo o presidente da companhia, Mauro Correia, nas próximas semanas uma comissão do Japão virá ao país para definir os produtos que serão feitos na unidade goiana.
Hoje, apenas o SUV Eclipse Cross e a picape média L200 saem da fábrica goiana, e Correia adiantou que mais dois futuros veículos já foram escolhidos, sendo um híbrido plug-in.
“Ainda não há um plano definido. Estamos elaborando com o Japão, vendo o custo-benefício da produção de determinados modelos por aqui”, disse Correia.
📲 Acesse o canal do Zap Catalão no WhatsApp
Correia disse que esse dois modelos produtos já estão definidos para o início de produção no Brasil – um deles, a nova geração do SUV médio Outlander e outro um crossover compacto. O executivo explica que a fábrica, atualmente, passa por adaptações. “Acredito que em julho ou agosto já teremos a definição do novo portfólio.”
Os novos produtos fazem parte do plano de investimentos de R$ 4 bilhões que a montadora vai aplicar no país até 2032. Hoje, a fábrica da HPE de Catalão tem capacidade para produzir 120 mil veículos por ano, mas produz cerca de 20 mil unidades anualmente.
VEJA MAIS:
- HPE planeja mais do que dobrar o volume de produção em Catalão nos próximos anos
- Após 16 anos, Mitsubishi está de volta à Stock Car com o Eclipse Cross
“A nossa cadeia de suprimentos será fundamental para este momento. A nossa base de fornecedores nos ajuda a termos produtos competitivos e a nossa produtividade”, afirmou Correia.
Aumentar o índice de nacionalização
Segundo ele, para o novo portfólio, a companhia estuda a nacionalização de componentes. “Hoje, já temos uma base de suprimentos de ponta, não sei se vamos trazer fornecedores de fora, mas vamos fomentar mais a localização dos nossos produtos”, ressaltou o executivo.
Os modelos produzidos em Catalão, de acordo com Correia, têm índice de nacionalização de mais de 25%. “Estamos trabalhando desenvolvimento em mudanças no carro flex, por exemplo, com empresas nacionais”, afirmou ele, acrescentando que a HPE tem uma base de fornecedores composta por 218 autopeças no Brasil e 1,5 mil empresas de serviços.
Por: Ana Paula Machado/Automotive Now
Comentários