A obra, que teve um custo de aproximadamente R$ 7 milhões, foi um dos principais projetos de revitalização urbana do município nos últimos anos

A Represa do Clube do Povo, em Catalão, recentemente reformada e prestes a ser reinaugurada, já apresenta sinais de depredação antes mesmo de sua entrega oficial à população. Fotos que circulam nas redes sociais mostram bancos quebrados, lixo espalhado pelo gramado e pela vegetação, e estruturas danificadas, causando indignação e preocupação entre os moradores.
A obra, que teve um custo de aproximadamente R$ 7 milhões, foi um dos principais projetos de revitalização urbana do município nos últimos anos. Segundo o prefeito Adib Elias, a reforma faz parte de um plano para melhorar a qualidade de vida na cidade e é um “presente” para a população, fechando o ciclo de seu mandato com a reconstrução de um dos principais cartões-postais de Catalão.
Intervenções realizadas na represa
A reforma abrangeu uma série de melhorias e novas instalações, incluindo:
– Nova pista de skate
– Calçamento renovado na pista de caminhada de 1.900 metros
– Seis quadras de areia
– Uma quadra poliesportiva
– Área com cestas de basquete
– Pet place
– Academia ao ar livre
– Playground
– Área para contemplação na borda da represa
– Pergolados
– Bancos novos
– Grama em uma área de 11.128,07 m²
– Plantio de 1.502 mudas de árvores e arbustos
– Iluminação de LED em toda a extensão do calçamento
– Acessibilidade em todas as áreas
História e significado da represa
A Represa do Clube do Povo, também conhecida como Represa do Haley, foi construída em 1983 pelo então prefeito Haley Margon Vaz, com recursos limitados. Em 2001, durante o primeiro mandato de Adib Elias, o local foi urbanizado com a construção de uma passarela de quase 2.000 metros, quadras de areia e uma pista de skate. Desde então, tornou-se um ponto de encontro para lazer e prática esportiva dos catalanos.
Desafio de preservação
A revitalização recente foi concebida para resgatar o valor histórico e cultural do espaço, oferecendo novas opções de lazer e esportes para a população. No entanto, a preservação do local é um desafio que precisa ser encarado por toda a comunidade. A ação de vândalos não só desperdiça os investimentos públicos, mas também prejudica a experiência de lazer de todos.
O poder público apela para a conscientização dos moradores para manter a represa em boas condições, cuidando para que o local se mantenha como um ambiente limpo e seguro para todos.
Ver essa foto no Instagram