A Associação Pestalozzi (Escola Santa Clara), em Catalão, é hoje um centro de referência no atendimento especializado, prestando serviços de qualidade prioritariamente às pessoas com deficiência e seus familiares, por meio de uma gestão eficiente e compartilhada

Da iniciativa de algumas pessoas da comunidade, na gestão do Prefeito Haley Margon Vaz e a Primeira Dama Joana Gomide Margon, apoiadores da causa, em 27 de fevereiro de 1984, foi fundada a Sociedade Pestalozzi de Catalão, a segunda do Estado de Goiás, para ser a mantenedora da Escola Santa Clara para deficientes auditivos.
Um ano após a criação da associação, a escola já contava com sessenta alunos, porém à época, já com outras deficiências também sendo atendidas. Com o empenho da diretoria em divulgar e buscar recursos, o trabalho foi se consolidando e hoje a Associação Pestalozzi de Catalão tem um resultado reconhecido de bons serviços prestados, atendendo atualmente cerca de 160 alunos com deficiência intelectual de Catalão e região.
Na virada do século, com a proposta da inclusão advindas das diretrizes educacionais do para a Educação Especial, determinou-se que o público das escolas especiais se restringiria aos deficientes intelectuais com um maior grau de comprometimento, público este do nosso atendimento atualmente.
É uma entidade privada, filantrópica na forma da lei, que para fazer frente as demandas de seus atendimentos mantêm convênios com a Prefeitura Municipal de Catalão, Governo do Estado de Goiás, Órgãos da União. Funciona em sede própria, atende alunos desde o nascimento, por indicação médica e sem idade determinada para desligamento, nas modalidades, Assistência Social (Habilitação e Reabilitação), Educação (Estimulação, Ensino Fundamental, EEJA e AEE), Reabilitação Não-hospitalar (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia e Orientação Psicológica).
E na comemoração desta data, a direção da instituição comemorou nesta sexta-feira, 5, com apresentações feitas pelos alunos e com a visita do Prefeito de Catalão, Adib Elias; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, Jair Humberto; do secretário municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília; representantes de empresas privadas e de outros órgãos da cidade que colaboram com a unidade de ensino.
A reportagem do Zap Catalão esteve na Associação Pestalozzi (Escola Santa Clara). Confira:
Ver essa foto no Instagram
Assista o vídeo e conheça mais sobre a Associação Pestalozzi (Escola Santa Clara) que completou 40 anos, em Catalão
Ver essa foto no Instagram
Comentários