PSOL de Catalão reverte decisão e retira apoio à pré-candidatura de Velomar Rios (MDB); veja nota

A resolução deixa claro que alianças com partidos como o MDB, do qual Velomar Rios é pré-candidato e que é liderado pelo atual prefeito de Catalão, Adib Elias, são vetadas

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Catalão anunciou a retirada do apoio anteriormente concedido à pré-candidatura de Velomar Rios (MDB) (Foto: Reprodução Nota Pública)

Em uma reviravolta política, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Catalão anunciou a retirada do apoio anteriormente concedido à pré-candidatura de Velomar Rios (MDB) para a prefeitura da cidade. Na última semana de junho, o ex-presidente do PSOL em Catalão, Ismael Belarmino Rosa, havia declarado na imprensa local que o partido estava abandonando sua própria pré-candidatura e endossando a candidatura de Velomar Rios, ex-prefeito e membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Relembre: Dois principais partidos da esquerda, PSOL e Rede, desistem de pré-candidatura em Catalão e declaram apoio a Velomar Rios

No entanto, a decisão foi revertida. Em comunicado à comunidade de Catalão na manhã desta segunda-feira, 22, o PSOL citou a Resolução nº 07 da Federação PSOL/REDE, de 07 de abril de 2024, que proíbe coligações majoritárias com partidos de extrema-direita, direita e do centrão, incluindo o MDB. A resolução deixa claro que alianças com partidos como o MDB, do qual Velomar Rios é pré-candidato e que é liderado pelo atual prefeito de Catalão, Adib Elias, são vetadas.

Adicionalmente, o PSOL de Catalão esclareceu que Ismael Belarmino Rosa não possui mais qualquer vínculo com o partido e, portanto, não está autorizado a falar em nome da legenda. O ex-presidente não faz mais parte do quadro de filiados do PSOL, conforme informado oficialmente.

Leia a nota na íntegra:

Nota Pública do PSOL Goiás

Comentários