A preparação de 294 urnas para as Eleições Municipais de 2024, que começou no dia 23, inclui testes, lacre e auditoria, com previsão de término nesta sexta-feira (27), podendo se estender até sábado (28)

O processo de carga e lacre das urnas eletrônicas teve início nesta quinta-feira (26) na 8ª Zona Eleitoral de Catalão, cidade do interior de Goiás, com o objetivo de preparar as 294 urnas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. Desse total, 200 urnas estão destinadas a Catalão, e o restante será distribuído entre outros sete municípios. A previsão é de que o procedimento seja finalizado até o fim desta sexta-feira (27), podendo se estender até sábado (28) caso necessário.
A ação envolve a transferência dos dados dos eleitores e candidatos para as urnas, conforme as seções eleitorais de cada localidade. Após a inserção dessas informações, os dispositivos passam por testes e, em seguida, são lacrados pelos juízes eleitorais e assinados por promotores e representantes de partidos.
O procedimento, que acontece em todo o estado de forma descentralizada, é previsto nos artigos 83 e 84 da Resolução TSE nº 23.669/2021, e conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de candidatos. Além disso, é aberto ao público e à imprensa, garantindo transparência no processo eleitoral.

Após a cerimônia de lacre, as urnas são armazenadas e, conforme o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.669/2021, uma auditoria por amostragem é realizada para verificar a integridade do procedimento, contribuindo para a confiança no sistema de votação eletrônica do país.
Assista à entrevista com Marco André, técnico judiciário do Cartório Eleitoral de Catalão: