Procedimentos Operacionais realizados por servidores resultam em interceptações de drogas na UPR de Catalão
Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração dos fatos e aplicação das sanções disciplinares aos custodiados destinatários dos ilícitos

Ações rápidas durante procedimentos operacionais realizados por servidores da Unidade Prisional Regional (UPR) de Catalão, pertencente à 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), resultaram em três intercepções de drogas no presídio, nesta quinta-feira, 14/05.
Por volta das 16h, com o auxílio da segurança monitorada por câmeras de vídeos do presídio, foi interceptado o arremesso de um balão contendo porções de substância análoga à maconha. Os materiais foram arremessados sentido ao pátio do banho de sol de uma das alas. Ao ser realizado a contenção dos ilícitos um detento foi flagrado tentando ter acesso aos entorpecentes.
Lançamento de 50 gramas de substância aparentemente maconha
Um lançamento parecido ocorreu minutos após a primeira, sendo que neste fato o balão foi arremessado por cima do muro do presídio sentido a outra ala da unidade. Momento em que os servidores plantonistas apreenderam 50 gramas de substância aparentemente maconha .
Apreensão de drogas em cigarros
Durante a realização de revistas nos itens deixados na Cobal – Dia em que familiares e conhecidos da população carcerária entregam mantimentos e produtos de higiene para serem repassados aos detentos da unidade- foram encontradas porções de drogas escondidas em cigarros.

Os materiais seriam destinados a uma detenta que cumpre pena no presídio por tráfico de entorpecentes.
Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração dos fotos e aplicações das sanções disciplinares aos custodiados envolvidos nas ocorrências conforme determina a Lei De Execução Penal (LEP). Todos os materiais apreendidos nas referidas ocorrências foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município para os fins legais que os casos requerem. As investigações também deverão apontar suspeitos das ações criminosas flagradas.
As interceptações ressaltam a aplicação do conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, com maior rigor nos procedimentos operacionais de segurança penitenciária nas unidades prisionais goianas
Comentários