Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média

Quase 150 mil goianos estavam escritos para realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás neste domingo (5). Os portões foram abertos às 12h00 e fechados às 13h00, a prova teve seu início às 13h30 e terminou às 19h00. A segunda etapa da prova será no próximo domingo dia 12.
Dos candidatos inscritos, 89.562 foram mulheres e 59.560 são homens. A maioria deles, 68,2 mil, se declaram como pardos. Brancos totalizam 55,9 mil e pretos, 17,4 mil.
A faixa etária predominante entre os candidatos foi de 17 anos, seguida pelos que têm 18 e 16 anos, respectivamente. Os que têm menos de 16 anos somam 9,6 mil pessoas inscritas e os que têm mais de 60 anos totalizam 188 candidatos.
Goiás foi o segundo estado com maior número de inscritos no Enem, levando em consideração que esses números são de escritos, o número de ausentes não foi divulgado ainda a nível de estado.
A nível Brasil, o ENEM registrou ausência média nacional de 28,1%. Os dados são premilinares com base em 98% dos locais em que o exame foi realizado. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros.
Em um dos colégios da cidade de Catalão, em que o ENEM foi aplicado, no Colégio Militar Integral Dr. Tharsis Campos (CEPMG), no total 514 inscritos foram direcionados pelo MEC para a realização da prova neste local, no total 371 compareceram e 143 não compareceram no local de prova, contudo o registro de ausência neste local de prova foi de 27,82% bem próxima da média preliminar do Brasil inteiro.
AS PROVAS

Os candidatos que estiveram presentes no primeiro domingo de aplicação responderam no total 90 questões mais a redação, foram 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A redação deste ano apresentou o seguinte tema, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.” no total os estudantes tiveram o prazo de 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas.
Nas redes sociais a maioria dos estudantes que realizaram a prova disseram que foi um dos exames mais fáceis dos últimos anos, alguns dos estudantes até relataram ser um dos mais fáceis da história, levando em conta a redação que teve um tema muito bom para dissertação.
Os candidatos agora voltam no próximo domingo (12/9) para realizar o segundo dia de provas do Enem, entretanto o tempo de prova do primeiro dia é um pouco menor, são 5 horas para a realização do exame, os portões abrem e fecham no mesmo horário do primeiro dia com o início das provas às 13h30, no segundo dia os candidatos vão responder mais 90 divididas entre matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões), que engloba química, física e biologia.
Comentários