Primeira chapa para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Catalão é definida

Encabeçando a candidatura, o atual presidente da Casa, Jair Humberto (Solidariedade), busca a reeleição para continuar no comando

(Foto: Reprodução)

A disputa pela nova mesa diretora da Câmara Municipal de Catalão para o biênio 2025/26 já conta com a primeira chapa definida. Encabeçando a candidatura, o atual presidente da Casa, Jair Humberto (Solidariedade), busca a reeleição para continuar no comando. Ao seu lado, o vereador Idelvan da Saúde (PODE), foi indicado para a vice-presidência. As secretarias também ficaram sob a responsabilidade de Daniel “Tufão” (Podemos) como 1º secretário e Sgtº. Anísio como 2º secretário.

A decisão aconteceu em um jantar na noite de ontem, dia 22 de outubro, reunindo nove vereadores eleitos: Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Jair Humberto, Gilmar, Sargento Anísio, Idelvan da Saúde, Cleuber Vaz, Daniel Tufão e, contando ainda com o nome de Rodrigão (Republicanos), vereador eleito na oposição. Durante o encontro, os nomes foram aprovados para formar a chapa que disputará a presidência da Câmara.

O processo de definição contou com o surgimento de quatro nomes dispostos a disputar a presidência, entre eles os veteranos Cláudio Lima (MDB), Gilmar (União) e Deusmar Barbosa (MDB), ambos com vasta experiência em legislaturas passadas. No entanto, prevaleceu o consenso em torno da chapa encabeçada por Jair Humberto.

Base de apoio consolidada

Dos 17 vereadores eleitos, a maioria pertence à base de Velomar Rios, que venceu a eleição para prefeito com 59,56% dos votos válidos, totalizando 31.730 votos. O bloco governista conta com nomes como Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Deusmar, Gilmar, Jair Humberto, Sargento Anísio, Idelvan da Saúde, Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Cleuber Vaz, Gilberto, Silvinha e Daniel Tufão que consolidam uma ampla maioria na Câmara. Por outro lado, a oposição será composta por apenas quatro vereadores: Rosângela (PSDB), Rodrigão (Republicanos), Caçula (Republicanos) e Costelinha (PSDB).

Renovação e experiência

A composição da nova legislatura mescla renovação e continuidade. Dos 17 eleitos, 11 foram reconduzidos ao cargo, enquanto seis são estreantes na Casa, incluindo Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Gilberto, Silvinha, Daniel Tufão e Costelinha. A próxima gestão legislativa terá a missão de trabalhar alinhada com o prefeito eleito para fomentar o desenvolvimento de Catalão.

Confira a lista completa dos vereadores eleitos:

1. Cláudio Lima (MDB) – 2.101 votos

2. Luiz Pamonheiro (MDB) – 1.609 votos

3. Deusmar (MDB) – 1.454 votos

4. Gilmar (União) – 1.426 votos

5. Jair Humberto (Solidariedade) – 1.417 votos

6. Sargento Anísio (MDB) – 1.301 votos

7. Idelvan da Saúde (Podemos) – 1.301 votos

8. Thomas Mesquita (Podemos) – 1.239 votos

9. Kelly Cristina (União) – 1.237 votos

10. Rosângela (PSDB) – 1.162 votos

11. Cleuber Vaz (Podemos) – 1.161 votos

12. Gilberto (Solidariedade) – 1.147 votos

13. Silvinha (Solidariedade) – 1.044 votos

14. Rodrigão (Republicanos) – 946 votos

15. Daniel Tufão (Podemos) – 931 votos

16. Caçula (Republicanos) – 799 votos

17. Costelinha (PSDB) – 705 votos

17 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Catalão (Foto: Divulgação TRE / Zap Catalão)
17 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Catalão 2024 (Foto: Divulgação TRE / Zap Catalão)

A composição e os movimentos para formação da nova mesa diretora mostram o fortalecimento do grupo de Velomar Rios e o desejo de continuidade em pautas essenciais para o futuro de Catalão.