Previsão do tempo aponta chuvas isoladas e risco de tempestades no fim de semana em Goiás

Calor e alta umidade favorecem formação de áreas de instabilidade; rajadas de vento podem chegar a 60 km/h

Clima, Previsão do tempo para Catalão (Foto: Zap Catalão)

O fim de semana será marcado por variações de nebulosidade e a combinação entre calor e umidade, o que favorece a formação de áreas de instabilidade em Goiás. De acordo com dados do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT e do INMET/CIMEHGO, há previsão de chuvas isoladas em várias regiões do estado, algumas podendo ocorrer na forma de tempestades com raios e rajadas de vento.

As temperaturas devem variar entre 18ºC (mínima) e 32ºC (máxima), com umidade relativa do ar oscilando entre 40% e 95%. O nascer do sol está previsto para às 6h27 e o pôr do sol para às 18h01.

Alerta para chuvas fortes

Há um alerta emitido para o estado de Goiás com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. A previsão indica precipitação entre 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia. As chuvas poderão vir acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h.

Acumulado de chuvas acima da média

Segundo o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o volume de chuvas registrado em abril já ultrapassou significativamente a média histórica.

Em Catalão, a Estação Automática já registrou 140,4 mm de chuva até esta sexta-feira (25), enquanto a Estação Convencional marcou 115,6 mm, o que representa um aumento de 49% em relação à média histórica para o mês, que é de 77,6 mm.

Em Ipameri, o acumulado chegou a 79,5 mm, correspondendo a 86% da média histórica, o que reforça o cenário de instabilidade e reforça a necessidade de atenção da população para possíveis transtornos relacionados ao tempo.

A recomendação dos meteorologistas é que os moradores acompanhem os avisos e estejam atentos a mudanças bruscas nas condições climáticas, especialmente em áreas de risco.