Presidente do Santos anuncia retorno de Neymar: “Vem ser feliz de novo”

Atacante é esperado no Brasil para assinar contrato por cinco meses com o Peixe

Neymar Jr (Foto: Arquivo pessoal)

Neymar Jr. é do Santos. O astro brasileiro foi anunciado ocialmente como reforço do Peixe nesta terça-feira (28), através de publicação do presidente do clube, Marcelo Teixeira.

O acordo celebra um trabalho de meses da diretoria do Peixe em busca de repatriar o craque brasileiro. As negociações tinham o aceite do jogador desde o começo de janeiro, mas ainda demandavam a liberação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, clube que detém os direitos econômicos do atleta.

Nessa segunda-feira (27), o Al-Hilal anunciou a rescisão de contrato com Neymar. O vínculo era válido até o m da temporada 2024/2025. “Obrigado, Neymar, e boa sorte”, escreveu o clube, nas redes sociais, ao se despedir do jogador. Já nesta terça, antes de ser anunciado pelo Santos, Neymar se despediu do clube
saudita. “A todos do Al-Hilal, aos torcedores, obrigado!! Eu dei tudo para jogar e gostaria que tivéssemos aproveitado mais tempo em campo juntos”, iniciou.

“Aos sauditas, obrigado por darem a mim e minha família uma nova casa e novas experiências. Conheço agora os verdadeiros sauditas e amigos para sempre. Sempre sinto seu amor e a paixão pelo jogo, seguirei acompanhando a jornada desse clube e do país rumo a 2034. O futuro de vocês é incrível, coisas boas estão
por vir, e estarei sempre na torcida!!!”, completou.

Neymar no Santos

Pelo Santos, Neymar disputou 225 partidas entre 2009 e 2013. Foram 136 gols, 64 assistências e seis títulos com a camisa alvinegra: três do Paulistão (2010, 2011 e 2012), um da Copa do Brasil (2010), um da Copa Libertadores (2011) e um da Recopa Sul-Americana (2012). O histórico camisa 11 do Peixe retorna ao clube que o formou visando recuperar as condições físicas para retornar à Seleção Brasileira. A última partida de Neymar pelo Brasil ocorreu no nal de 2023, quando teve uma lesão ligamentar no joelho. No Santos, o jogador suprirá uma das nove vagas restantes na Lista A do Campeonato Paulista. O jogador anima o técnico português Pedro Caixinha, que tem utilizado Guilherme, Soteldo e Lucas Braga como alternativas para a beirada do campo.

O último jogo de Neymar foi em 4 de novembro, pelo Al-Hilal. Desde então, ele está em fase nal de recuperação de uma ruptura no tendão da coxa.

Segundo apuração do Lance!, há uma estratégia comercial centrada na imagem de Neymar, que envolve a criação de uma linha de produtos oficiais. Nada está fechado, mas o torcedor em breve poderá ter produtos personalizado de Neymar, como bonés, copos, camisetas e outras ideias que podem surgir. Além disso, o Santos está negociando com empresas interessadas em firmar novos contratos de patrocínio, impulsionados pela presença do craque.

Outro ponto fundamental no plano financeiro é o projeto de compartilhamento de receitas geradas pela associação das marcas Santos e Neymar. A divisão prevista é de 80% para o jogador e 20% para o clube, conforme detalhes ainda em negociação.

Em termos de remuneração direta, Neymar terá um salário fixo de aproximadamente R$ 1 milhão por mês, valor que supera o teto salarial atual do Santos. Apesar do custo elevado, a direção santista acredita que o impacto positivo nas receitas justifica o investimento.

O sucesso imediato da operação pode ser visto no programa de sócio-torcedor do Santos, o Sócio Rei. O plano Black, o mais caro e com benefícios como 100% de desconto na compra de ingressos na Vila Belmiro, já está esgotado. Desde que as conversas para a volta de Neymar ganharam força, mais de 10 mil novas adesões foram registradas, aumentando significativamente a receita do clube.

Para completar a transação, o contrato de Neymar precisa ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até 11 de fevereiro, prazo final para a inscrição no Campeonato Paulista. Se tudo ocorrer conforme o planejado, o craque poderá reestrear pelo Peixe no dia 5 de fevereiro, dia em que Neymar completará 33 anos, em confronto contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, às 19h30.

(Com informações, CNN Brasil e Lance!)