
A técnica de tingimento artístico em tecido, com sua estampa degradê e ponto de cor poderoso, está em alta.
Tie Dye que em inglês significa “amarrar e tingir” é uma técnica milenar de cromatizar vestimentas, foi originalmente desenvolvida pelos japoneses nos séculos VI e VII; era conhecida como Shibori. Essa processo de tingimento foi também muito usado pelos asiáticos, africanos e indianos.
Na década de 60 e 70 a estampa fez bastante sucesso e ficou famosa por ter sido adotada e adaptada pelos hippies, desde então esse estilo nunca mais deixou de ser visto em looks e peças com visual colorido e alegre.
Nos últimos meses essa tendência desembarcou por aqui, por ser bem versatil está sendo utilizada para compor as mais variadas peças (roupas, calçados, acessórios de cabelo, esmaltes, aventais, máscaras) e com toda sua originalidade invadiu o cenário das mesas postas( jogos americanos, souplasts, guardanapos).
Dicas para personalizar sua peça:
Com pouco material é possível criar estampas únicas, não existe padrão. As características fundamentais é a amarração antes do tingimento e o resultado é imprevisível.
Para customizar : corantes ou tintas para tecido, elásticos de borrachas ou barbante, bisnagas de plástico, fixador, luvas. Use tecidos de fibra natural ( algodão, viscose), absorvem melhor.
Em peças escuras o processo pode ser feito com água sanitária.
– Experimente! “Faça você mesmo.” E assim terá uma peça única, com resultado incrível.
Abraços!
Boa semana.
Por Patrícia Pereira.
Comentários