Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em loja de armas em Catalão

Armas de fogo foram apreendidas após investigação que apura suposto depósito e comércio ilegal de armamentos; local já havia sido alvo de roubo neste ano.

Sede do Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC) em Catalão (Foto: Zap Catalão)

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Inquéritos Criminais (GEIC) de Catalão, cumpriu nesta quinta-feira (10) um mandado de busca e apreensão em uma loja de caça e pesca em Catalão, no sudeste de Goiás. A ação faz parte de um inquérito policial instaurado para apurar o suposto depósito e comércio ilegal de armas de fogo no estabelecimento.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Marcos Vinícius Júnior, a operação foi realizada após a Polícia Civil ser informada pelo Exército Brasileiro de que o proprietário da loja havia perdido o Certificado de Registro (CR), documento que permite a aquisição e comércio de armas de fogo.

Ainda segundo a Polícia Civil, o CR do estabelecimento estava suspenso há cerca de um ano, com prazo estipulado pelo Exército para regularização, o qual não foi cumprido. Diante disso, foi representado junto ao Poder Judiciário pela busca e apreensão das armas que estavam na loja de forma irregular.

Durante a operação, diversas armas de fogo foram apreendidas e encaminhadas para o depósito da Polícia Civil, em Goiânia. As investigações seguem a cargo do GEIC e, conforme o delegado, a corporação só irá se pronunciar oficialmente após a conclusão dos inquéritos policiais — tanto o que apura o depósito/comércio irregular das armas quanto o que investiga o roubo ao estabelecimento.

Roubo à loja

Em abril deste ano, a loja em questão foi alvo de um roubo que ganhou repercussão regional. Na ocasião, três criminosos armados invadiram o local, renderam dois funcionários e roubaram cerca de 60 armas de fogo de diversos calibres. Após ação integrada entre as polícias de Goiás e Minas Gerais, dois suspeitos foram presos em Uberlândia (MG) e todo o armamento foi recuperado.