Parceria entre Meio Ambiente, OAB e forças de segurança busca ações integradas para enfrentar problema que afeta o bem-estar da população

A cidade de Catalão deu um passo importante no enfrentamento à perturbação do sossego, problema que há anos afeta o bem-estar da população. Atendendo a uma solicitação do presidente da OAB Subseção Catalão, Dr. Thadeu Botêga Aguiar, e do secretário municipal de Meio Ambiente, José Eduardo, o coordenador de fiscalização da pasta, Elton Luiz, realizou uma visita técnica ao 2º CIICC — Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle, coordenado pelo major Ferreira.
A visita teve como objetivo estreitar a cooperação entre a SEMMAC, o 9º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), sob o comando do tenente-coronel PM Henrique Stefli de Souza, e o 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), comandado pelo tenente-coronel PM Joaquim Rodrigues Ferreira Júnior. A iniciativa visa fortalecer as ações conjuntas no combate às ocorrências de perturbação do sossego público.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias colaborativas para agilizar a atuação integrada dos órgãos em situações de denúncia e atendimento, principalmente nos períodos noturnos e finais de semana, quando há maior incidência de casos.
Dr. Thadeu Aguiar anunciou ainda a criação de uma frente de trabalho específica dentro da Comissão de Direito Ambiental da OAB Catalão. A proposta é contribuir ativamente para ações que melhorem a qualidade de vida da coletividade, aliando o direito ambiental à defesa da cidadania.
“É possível fomentar um diálogo construtivo entre diferentes setores, provando que a defesa da cidadania e o respeito ao meio ambiente caminham lado a lado. Tenho certeza que esse nosso esforço institucional conjunto representará um avanço significativo na construção de um espaço urbano mais harmonioso e sustentável, assegurando que a voz da comunidade catalana seja ouvida e valorizada”, destacou Thadeu.
A expectativa, segundo os envolvidos, é que a aproximação entre a OAB, a SEMMAC e as forças de segurança resulte em soluções práticas e efetivas, promovendo uma cidade mais tranquila, com respeito aos direitos individuais e à convivência urbana.