Fundado em 13 de julho de 1931, o Clube Recreativo e Atlético Catalano, completa nesta quinta-feira (13), 92 anos de história.

O Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC), é o clube de futebol mais antigo do Estado de Goiás em atividade, inclusive sendo mais velho que os times da capital, Goiás, Atlético-GO, Vila Nova entre outros, o time foi fundado no dia 13 de julho de 1931, e no começo o clube inicialmente disputava somente torneios locais, e hoje quinta-feira (13/06), o Crac completa 92 anos de muitas histórias e glórias a serem contadas e relembradas.
As cores do clube são o azul-claro (ciano) e o branco, e seu mascote é o Leão. O time é conhecido por ser o Leão do Sul por onde passa no estado de Goiás e também no Brasil em competições nacionais.
O Crac é a única equipe do interior do Estado de Goiás a ganhar mais de uma vez o título estadual da divisão principal (Campeonato Goiano), nem uma equipe do interior tem mais títulos que o Crac na Série A do Goianão, além disso o time também foi o que mais participou de decisões do campeonato estadual (4 vezes), sendo vice-campeão em 1969 e 1997.

A equipe Catalana também conquistou a Segunda Divisão goiana em quatro oportunidades e a Primeira Divisão em duas oportunidades. O Leão do Sul é também uma das equipes que mais vezes disputou a Segundona estadual: 14 vezes, ficando atrás somente do Goianésia, que participou em 19 ocasiões, e do Monte Cristo, que disputou o torneio 15 vezes.
No ano de 2007, o clube terminou em 5º lugar o Campeonato Goiano, sendo convidado pela CBF para disputar o Série C. E enfrentando outros 63 times, não decepcionou: apesar de não conseguir o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, o time terminou entre os 5 primeiros, à frente de equipes tradicionais como o Guarani, o Paysandu e o Joinville.
Em 2009, o clube terminou em 2º lugar no grupo A do Campeonato Goiano, se classificando, assim, para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 – Série D.
As principais campanhas de destaque foi quando o time disputou o Campeonato Brasileiro da Série D e foi Vice-Campeão em 2012, já no Campeonato Brasileiro Série C, melhor campanha foi quando o time ficou em 5° lugar no ano de 2007.

O que mais marcou a história do Crac e também do torcedor Catalano, foi quando o time disputou a Copa do Brasil e foi até a terceira 3ª Fase no ano de 2013, onde eliminou o Náutico e enfrentou o Santos uma das principais equipes do Brasil, na época o Crac foi até cidade de Santos no interior de São Paulo e conseguiu sair da Vila Belmiro com o empate por 1 x 1, mais no jogo de volta no Genervino da Fonseca o Leão do Sul perdeu por 2 x 0, assim o time paulista classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Na oportunidade no primeiro jogo disputado no estado de São Paulo, Neymar na época já era jogador do Barcelona e teria deixando a Santos a pouco tempo, naquele dia contra o Crac o atacante ficou no banco de reservas e acompanhou o time desorganizado empatar com a equipe do Crac.

Os jornais paulistas na época falou sobre o Santos ter sido surpreendido pelo Crac na Vila, o jogo terminou em 1 a 1 e os gols foram marcados pelos jogadores, Leandrinho do Santos e o Crac empatou com Ben-Hur.

Ao longo dos anos muitas mudanças aconteceu no Crac, inclusive nesta gestão, a diretoria do clube conseguiu uma parceria com a empresa Rifertil que remodelou todo o estádio, que antes era chamado de Genervino da Fonseca, hoje o estádio leva o nome de Arena Rifertil / Genervino da Fonseca, mudança essa feita após a diretoria propor que a empresa que investisse e colocasse a cobertura nas arquibancadas, o estádio iria levar o nome da empresa.

O Estádio Genervino Evangelista da Fonseca (homenagem ao ex-deputado federal que doou o terreno para a construção do estádio), localiza-se na cidade de Catalão, no interior do estado de Goiás, Brasil. É um dos estádios mais antigos ou o mais antigo de Goiás e o primeiro a ter o campo de jogo totalmente gramado.

O Crac continua grande e sempre será, com uma torcida apaixonada pelo time de Catalão e com uma diretoria empenhada em fazer o melhor, o time ainda tem grandes trajetórias para percorrer e grandes conquistas para serem conquistadas.

Na atualidade o time disputou o Campeonato Goiano de 2023 e está na disputa do Brasileirão Série D 2023, com chances de classificação para a próxima fase da competição.
Comentários