O suspeito de 35 anos foi indiciado por crimes graves na Comarca de Catalão

Após um trabalho investigativo conduzido pela Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal de Catalão – 9ª DRP, as autoridades espanholas, em conjunto com a Interpol/União Europeia, desencadearam a “Operação Gran Jefe” e prenderam um suspeito de 35 anos, indiciado por crimes graves na Comarca de Catalão.
O suspeito – cujo nome não será divulgado de acordo com a legislação brasileira e espanhola, e por conveniência das investigações – foi indiciado pela PCGO por supostamente cometer os seguintes crimes: dois homicídios consumados, nos quais atuou como mandante (o primeiro em 14 de março de 2022, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e o segundo em 6 de maio de 2023, no Bairro Castelo Branco), Associação para o Tráfico de Drogas, Tráfico de Drogas, Pertencimento a Organização Criminosa e Tráfico Internacional de Pessoas. Esses delitos foram supostamente praticados em Catalão e constam de inquéritos policiais instaurados pelo GEIC.
Após a obtenção das medidas cautelares, mediante representação da PCGO, as autoridades, tanto brasileiras quanto espanholas, agiram rapidamente, assegurando a detenção do indivíduo sem incidentes na cidade de La Seu d’Urgell, situada no leste da Espanha. Conforme previsto na legislação, o indiciado será submetido a procedimentos legais na Espanha e poderá enfrentar extradição para o Brasil, a fim de responder, preso, aos processos criminais perante a Justiça Brasileira.
A PCGO expressa reconhecimento ao profissionalismo do Ministério Público e do Poder Judiciário do Estado de Goiás pela colaboração e apoio contínuo, destacando o compromisso incansável das autoridades policiais e judiciárias em garantir a justiça e a segurança da comunidade. Ressalta-se ainda a importância da cooperação internacional em matéria criminal, assim como a agilidade e coordenação eficaz das autoridades espanholas e da Interpol/UE nesta operação
Comentários