Onda de calor em Catalão dá sinais de enfraquecimento, e chuva pode chegar nos próximos dias

Temperaturas elevadas ainda marcam a terça-feira, mas frente fria traz expectativa de alívio

Fim de tarde na Represa do Clube do Povo em Catalão (Foto: Calebe Sandes – Zap Catalão)

A terça-feira (11) em Catalão segue sob forte influência de um bloqueio atmosférico, mantendo o tempo seco e as temperaturas elevadas. Durante o dia, a máxima pode chegar a 34°C, enquanto a mínima foi registrada em 21°C no início da manhã. A umidade relativa do ar varia entre 29% e 63%, um indicativo de tempo seco, com alerta para a radiação ultravioleta em níveis muito altos.

Apesar do calor persistente, especialistas apontam para uma possível mudança no cenário climático a partir desta quarta-feira (12). Segundo o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, o bloqueio atmosférico começa a perder força com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil. Essa mudança pode trazer as primeiras pancadas de chuva isoladas para a região.

Já entre quarta e quinta-feira, e ao longo do fim de semana, a combinação entre a frente fria e a umidade vinda da região Norte deve favorecer a formação de chuvas mais abrangentes em Goiás. A expectativa é que o tempo se torne mais instável, reduzindo as temperaturas máximas e melhorando os índices de umidade do ar.

Enquanto a chuva não chega, a recomendação é reforçar os cuidados com a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários de maior calor e estar atento a possíveis impactos da onda de calor na saúde.