Segundo o Observatório Sismológico, esse é o quarto abalo sísmico na região. Habitantes contam que terremoto foi rápido, mas intenso: ‘Bem forte’.

Moradores de Montividiu do Norte, na região norte de Goiás, relatam que sentiram um tremor na tarde de domingo (17). A funcionária pública Carla Tânia Félix Cintra, de 43 anos, conta que levou um susto, pois as janelas e portas da casa dela estremeceram.
“Eu assustei, pensei que era um carro de som muito alto passando. Meu marido estava deitado na cama e sentiu também”, relata.
Segundo Carla, o tremor durou poucos segundos, mas foi intenso. “Foi por volta das 14h. Acho que durou uns 10 segundos, foi coisa rápida, mas bem forte”, afirma. O vereador Paulo César Ribeiro (PL), de 34 anos, também sentiu o tremor e conta que ele e os familiares ficaram apreensivos.
“Ouvimos um estrondo, um som parecido com trovão, só que mais abafado, balançou as janelas da casa. Todos nós ficamos apreensivos sem saber o que era”, comenta.
Segundo o vereador, vários moradores da cidade sentiram o tremor. “Eu e várias pessoas sentimos. Meu pai estava deitado no sofá e levantou preocupado. Conversei com os moradores da cidade e várias pessoas disseram que sentiram”, conta.
“Foi rápido, questão de segundos, mas foi forte, deu para sentir bem, foi uma sensação muito ruim”, diz.
A assistente contábil Ângela Ribeiro Falone, de 37 anos, conta que ela, o irmão e os pais sentiram o chão tremer.
“Ouvi um barulho tipo um trovão, só que bem mais baixo e abafado. Todos da casa começaram a perguntar o que foi aquilo, meu pai ainda disse que pareceu um terremoto. Não é a primeira vez que a cidade tem esse tremor, meu pai disse que foi parecido com o das outras vezes”, comenta.
Como o tremor foi rápido, Ângela conta que não chegou a ficar assustada. “Foi tão rápido que nem deu tempo de sentir medo”, diz.
Quarto abalo sísmico
De acordo com o professor Marcelo Peres Rocha, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo sísmico foi registrado pelo sistema com magnitude de 3,1 na escala Richter.
Segundo Rocha, o tremor foi entre as cidades de Trombas, Formoso e Montividiu do Norte, onde o terremoto de menor intensidade foi mais sentido. Ele explica que, para o padrão mundial, é um abalo sísmico pequeno, mas, para o padrão brasileiro, já é tido como uma intensidade maior, pois é possível sentí-lo.
De acordo com o professor, esse é o quarto abalo sísmico na região registrado pelo sistema. Os outros aconteceram em 2011, em Formosa, com magnitude de 4,1 na escala Richter; um de 1,9 na escala Richter em 2015, em Trombas; e outro em Santa Tereza de Goiás, com magnitude de 3 na escala Richter, em 2017.
Com informações G1 Goiás
Comentários