Moradores do bairro Ipanema em Catalão relatam oscilações e quedas de energia; Equatorial Goiás explica ações para resolver problema

As interrupções, que chegam a ocorrer até três vezes em um intervalo de 10 minutos

(Foto: Reprodução)

Catalão, GO – Moradores do bairro Ipanema, em Catalão, têm enfrentado oscilações e cortes momentâneos no fornecimento de energia elétrica nos últimos dias. As interrupções, que chegam a ocorrer até três vezes em um intervalo de 10 minutos, acontecem geralmente entre as 18h30 e 19h30, causando preocupação quanto ao risco de danos a eletrodomésticos. Diante das reclamações recebidas pelo Zap Catalão, nossa equipe buscou uma resposta junto à Equatorial Goiás, que se posicionou em nota oficial.

A Equatorial Goiás ressalta que equipes locais realizaram, na noite de ontem (19), inspeção em todo o circuito que atende os clientes e identificaram sobrecarga no sistema. Para evitar interrupções que poderiam ser provocadas pela sobrecarga, a concessionária fez manobras telecomandadas e transferiu as cargas para outro circuito aliviando a rede. A distribuidora salienta que, durante as manobras, podem acontecer pequenas interrupções, geralmente rápidas e pontuais.

A concessionária destaca que está empenhada em ações que vão resolver de forma definitiva este cenário no sistema. O trabalho é fundamental para reforçar a confiabilidade do fornecimento de energia. A distribuidora atua intensamente em um grande plano de ação para reconstruir o sistema elétrico de todo o estado. O trabalho é contínuo com a troca de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes, que garantem estabilidade ao fornecimento. O plano de ação inclui também podas e inspeções na rede.

As ações de reconstrução do sistema elétrico de Catalão contemplam ainda a entrega, nesta quinta-feira 20, de um novo alimentador de média tensão, que vai beneficiar diretamente cerca de 5.000 mil clientes nos bairros de captação de água do Ribeirão Pari, Evelina Nour I e II, Cidade Jardim, Residencial Conquista e na zona rural. A obra engloba a construção de uma nova rede de distribuição com extensão de 14 km, instalação de 200 postes e equipamentos modernos que vão garantir maior confiabilidade e segurança ao sistema elétrico.

Nos últimos doze meses, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do estado. O resultado totaliza mais de 420 mil serviços entregues, 11% a mais do planejado em obras como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, podas de árvores, manutenções e modernizações de subestações. Em 2024 a previsão é aumentar em 41% as atividades de manutenção no Estado. No segundo trimestre, 87% das metas de obras já foram concluídas.

Para que os goianos façam parte do plano de reconstrução do sistema elétrico e entendam os desafios para trazer estabilidade ao fornecimento, a Equatorial criou o Trabalhômetro, uma plataforma pioneira entre todas as distribuidoras de energia do país, e que permite acompanhar a atuação da concessionária no estado. O Trabalhômetro pode ser acessado por aqui: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/

Comentários