Mitsubishi encerrará fábrica de motores em Catalão; nova Triton 2025 será equipada com motor importado

Unidade de motores será fechada em dezembro; HPE Automotores garante realocação dos funcionários

HPE Automotores/Mitsubishi (Foto: Reprodução)

A HPE Automotores, responsável pela fabricação de veículos da Mitsubishi no Brasil, anunciou o fechamento de sua fábrica de motores em Catalão no próximo dia 31 de dezembro de 2024. A decisão está relacionada à impossibilidade de adequar o motor 2.4 Diesel atual às exigências do Programa Proconve L8, que estabelece novos padrões de emissões para veículos no país.

Embora celebre o lançamento e a nacionalização da nova Mitsubishi Triton 2025, que será produzida em Catalão, a montadora optou por importar o motor 2.4 Diesel que equipa o modelo, encerrando definitivamente a produção local de propulsores.

Fábrica encerra ciclo iniciado em 2013

A fábrica de motores, inaugurada em 2013 para a nacionalização do Mitsubishi ASX, encerrará suas atividades após mais de uma década. Com isso, as atuais versões da Mitsubishi L200, que utilizam o motor fabricado no Brasil, também sairão de linha no final deste ano. A montadora ainda comercializará as unidades produzidas até o último dia de 2024 durante os primeiros meses de 2025.

Funcionários serão realocados

Em nota ao Autos Segredos, a HPE Automotores garantiu que nenhum funcionário será demitido e que todos os trabalhadores do setor de motores serão realocados para outras áreas da empresa. Essa decisão foi respaldada por negociações anteriores com o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT).

No entanto, a situação contrasta com uma nota publicada pelo SIMECAT em outubro, que mencionava a possibilidade de uma paralisação temporária de seis meses na fábrica de motores. O encerramento definitivo representa uma mudança significativa no cenário industrial de Catalão.

O Portal Zap Catalão entrou em contato com a assessoria da HPE Automotores e com o SIMECAT para mais esclarecimentos e aguarda retorno oficial.