Anápolis, Goiânia, Luziânia e Quirinópolis estão com vagas abertas para qualificação gratuita e bolsa de ensino. Veja como se inscrever.

O prazo para as inscrições da Escola de Eletricistas 2025 vai até o próximo dia 30 de abril. O projeto é promovido pela Equatorial Goiás, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável por ministrar o curso. São 100 vagas para Goiás com capacidade de 25 alunos por turma, distribuídas nas cidades de Goiânia, Anápolis, Quirinópolis e Luziânia. A qualificação é gratuita para aqueles que têm interesse em ingressar no setor de distribuição de energia elétrica entre os Estados onde o Grupo Equatorial atua. As turmas são mistas e garantem a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo.
Os profissionais têm um papel fundamental no avanço do plano de reconstrução do sistema de distribuição de Goiás, implantado desde o começo da concessão, há mais de dois anos. “Em um curto período, já estamos realizando a terceira edição de um projeto importante para o Grupo Equatorial e para a sociedade, porque promove a capacitação profissional gratuita e de qualidade e, consequentemente, autonomia econômica entre os participantes. Além de suprir com a demanda crescente de profissionais no setor de energia”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.
Nesta edição, o programa trará como diferencial a oferta de novos cursos de qualificação técnica, além de um acompanhamento de empregabilidade. O objetivo é mapear a trajetória profissional dos alunos formados e identificar oportunidades de aprimoramento. Segundo a superintendente de Atração Desenvolvimento e Cultura do Grupo Equatorial, Alessandra Silvestre, o principal propósito da Escola de Eletricistas é capacitar profissionais para atuar no setor de energia elétrica, promovendo a inserção qualificada no mercado de trabalho e impulsionando a transformação social. “Nosso projeto transforma vidas ao estimular a empregabilidade e potencializar o desenvolvimento profissional dos participantes. Por meio da educação e da qualificação, criamos oportunidades para que cada aluno descubra e alcance seu pleno potencial”, destaca Alessandra.
Critérios para inscrição
O Escola de Eletricistas é voltado para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias “B” ou “C”. A seleção dos candidatos seguirá um processo estruturado, sem vínculo empregatício, e os aprovados em todas as etapas serão convocados para a formação. O edital já está disponível no site oficial, disponível no endereço https://escoladeeletricistaseqtl.com.br, e as inscrições podem ser realizadas até 30 de abril.
Processo seletivo
O curso terá uma carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. A trilha de aprendizado busca fortalecer habilidades como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira. O programa também oferta uma bolsa de estudos, para auxiliar os alunos durante o período do curso.
O processo seletivo será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias. A lista de candidatos aptos para a participação no programa será divulgada no site oficial, conforme o cronograma estabelecido no edital de cada município.
Escola de Eletricistas em números
Desde sua criação, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial já formou 1.607 profissionais para atuar no setor elétrico, dos quais 833 foram contratados, em última pesquisa e mapeamento de contratação realizado em fevereiro de 2025. Dessa forma, a iniciativa continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais qualificados.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos seguintes:
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 10 – Redução das desigualdades
Com essa iniciativa, o Grupo Equatorial reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Com informações: Equatorial Goiás