Aviso aponta risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo até quarta-feira (4); estragos e interrupções no fornecimento de energia são possíveis

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Catalão e outras cidades do Sudeste Goiano e Triângulo Mineiro. O aviso começou a valer nesta segunda-feira (2) e segue até as 10h de quarta-feira (4), com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
O alerta também destaca o risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. Além disso, uma frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil deve intensificar as condições climáticas, gerando tempestades com descargas atmosféricas e ventos ainda mais fortes.
Catalão e Ipameri registraram chuvas muito acima da média histórica em novembro. Dados da Estação Convencional do Inmet apontam acumulados de 331,6 mm em Catalão (76% acima da média) e 451,6 mm em Ipameri (108% acima da média). A previsão para esta semana é de chuvas volumosas, com potencial para novos transtornos na região.
Especialistas recomendam atenção redobrada para evitar riscos durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 193.