A molécula foi inicialmente liberada no Brasil para o tratamento de diabetes, mas mostrou resultados importantes para a perda de peso

Nesta segunda-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. Trata-se de uma molécula semaglutinada 2,4 mg, cujo nome comercial é Wegovy — inicialmente liberada no Brasil para o tratamento de diabetes, mas que mostrou resultados importantes para a perda de peso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
O medicamento, que usa a mesma droga ativa do Ozempic e do Rhybelsus, é fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk e deve chegar às farmácias brasileiras no segundo semestre do ano, segundo previsão. Não deve ocorrer, neste momento, um pedido de inclusão do fármaco no Sistema Único de Saúde (SUS).
O uso do Wegovy é indicado para adultos com IMC (Índice de Massa Corporal) inicial ou maior a 30 — quando o quadro começa a ser considerado obesidade, ou em pessoas com o IMC maior ou igual a 27, o chamado sobrepeso, com outras comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, pré-diabetes, hipertensão ou problemas cardiovasculares.
Ele é aprovado para essa função nos Estados Unidos desde o ano passado. No Brasil, por outro lado, ele era usado off label para a perda de peso — que é quando o médico determina seu uso por conta própria, mas a indicação da bula é para outra doença ou sintoma.
(Com informações, Minha Vida)
Comentários