A Federação Goiana de Futebol (FGF) confirmou a implementação do Dartfish VAR System.

Pela primeira vez e de forma inédita a Arena Rifertil / Genervino da Fonseca, em Catalão, receberá a tecnologia do árbitro de vídeo. A Federação Goiana de Futebol (FGF) anunciou no final da tarde desta segunda-feira (29), que a partida entre Crac x Goiás que acontece nesta quarta-feira (31), às 19h30, terá a utilização do Dartfish VAR System.
A utilização do VAR de forma presencial é inédita na cidade de Catalão, pela primeira vez teremos o árbitro de vídeo sendo utilizado no Estádio do Crac desde que foi implementado no futebol brasileiro pela primeira vez em 2018.
O repórter esportivo Matheus Almeida do Zap Catalão entrou em contato com a FGF que confirmou a utilização do sistema no jogo do Crac contra o Goiás nesta 5ª rodada do Goianão 2024, algo muito esperado pelo torcedor catalano.
A cabine do VAR e também a sala dos árbitro de vídeo serão instaladas no Estádio do Crac ou seja será realizado tudo de forma presencial, em muitos jogos do Brasileirão os árbitros de vídeo ficam na sede da CBF, mais a FGF mais uma vez inova e colocar os árbitros no próprio estádio aonde o jogo acontece.
A escala de arbitragem para este jogo foi divulgada também no final da tarde de ontem, o árbitro da partida será o Artur Morais, o assistente 1 será o Hugo Correa e o 2 será o Tiago Gomes, o 4º árbitro será o Rodrigo Silva.
Na cabine do VAR a arbitragem também já foi escalada e estará no VAR, o árbitro de vídeo Leone Carvalho, no AVAR teremos o Fabrício Vilarinho (Fifa) e o observador de VAR será o Cleiber Elias e todos sendo analisados pelo analista de arbitragem, o senhor Julio César Mota.
CONHEÇA O DARTFISH VAR SYSTEM

A utilização do Dartfish VAR system em jogos do Goianão 2024 iniciou na 4ª rodada da competição, disputada no último final de semana. A ferramenta contratada para auxiliar e trazer maior segurança aos árbitros goianos está sendo fornecida pela Dartfish SA, empresa suíça, com tecnologia homologada e certificada pela FIFA.
O Dartfish System VAR foi aprovado pela comissão de arbitragem da FGF e árbitros do quadro da Federação após passar por testes realizados em partidas oficiais das categorias de base da última temporada. Na ocasião, foi testado a qualidade das imagens, o alcance da cobertura do campo de jogo e a agilidade na transmissão das imagens para o monitor central. Além de obter um resultado satisfatório em todos estes itens, o sistema de comunicação entre as equipes de VAR e de arbitragem da campo também demonstraram eficiência e confiabilidade.
Homologada e certificada pela FIFA, o Dartfish System VAR já atua em eventos esportivos de grande relevância, como, por exemplo, os Jogos Panamericanos de Santiago (2023), o mundial de Handebol da Dinamarca (2023) e os Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016.

Comentários