HPE planeja mais do que dobrar o volume de produção em Catalão nos próximos anos

Mauro Correia, presidente da montadora, disse que a missão é atingir esse volume em um curto espaço de tempo

(Foto: Divulgação / HPE)

São Paulo – Com o investimento de R$ 4 bilhões programados até 2032 a HPE Automotores, fabricantes de modelos Mitsubishi e Suzuki, almeja alcançar a produção de 50 mil veículos por ano na fábrica de Catalão, GO, mais do que o dobro do volume registrado no ano passado, menos de 20 mil unidades. Segundo seu CEO Mauro Correia a ideia é crescer a produção ano a ano.

“Nosso planejamento é produzir 21,6 mil veículos em 2024. A fábrica tem capacidade para 120 mil unidades, por isso temos o desafio de crescer os volumes em um curto espaço de tempo, para bem manter a nossa operação local.”

O volume projetado para 2024 representa aumento de 9,6% com relação a 2023. Para chegar às 50 mil unidades a HPE trabalha em alguns pontos chaves, como a expansão da sua rede de concessionárias, apostando na entrada de novos grupos experientes para puxar o crescimento.

Os fornecedores também são considerados peça fundamental no plano. Segundo Correia as compras de peças e componentes crescerão em 2024 para R$ 1,1 bilhão, alta de 10% sobre o R$ 1 bilhão investido no ano passado. Também está em curso um forte trabalho de nacionalização de componentes para ajudar na produção de novos veículos nos próximos anos.

(Foto: Divulgação / HPE)

Edenílson Ducatti, diretor da fábrica goiana, disse que existe busca por itens como pneus, vidros, bancos, rodas e sistemas de exaustão, por exemplo. A intenção é que os fornecedores ajudem a HPE a investir no processo de nacionalização com a compra e o desenvolvimento da parte ferramental.

Esse trabalho deverá ganhar força nos próximos meses uma vez que a HPE mostrará até o fim do ano o primeiro veículo nacional do investimento de R$ 4 bilhões e precisa expandir a base de conteúdo local. Alguns fornecedores já foram nomeados, mas segundo o vice- presidente da HPE, Reinaldo Muratori, o novo modelo ainda tem porcentual de peças locais muito abaixo do que a empresa gostaria.

O diretor da fábrica revelou que itens como bloco do motor, pistão, sistema de freios e sistema de alimentação de combustível são bem mais difíceis de serem localizados: “A matriz exige uma lista de requisitos técnicos muito grande e por isto é complicado encontrar um fornecedor que atenda todas as necessidades com um custo viável para tornar o item nacional”.

(Foto: Divulgação / HPE)

A HPE já tentou localizar a produção destes itens no passado e não conseguiu e, atualmente, prefere importar e focar na procura de parceiros de outras peças e componentes.

Até a metade de 2025 a HPE lançará o seu segundo modelo previsto no plano de investimento, que será um híbrido plug-in, mas importado. Em julho haverá uma reunião com a matriz para definir os próximos modelos que serão produzidos localmente e ajudarão a increment o volume de produção em Catalão.

A companhia também negocia para nacionalizar produtos da Suzuki, que considera uma marca com potencial para o mercado brasileiro e atualmente conta com apenas um modelo em seu portfólio, o SUV Jimny, importado do Japão.

HPE Motors atualizou a motorização do Suzuki Jimny para atender ao novo regime de emissões Foto | Suzuki/Divulgação

Além dos novos veículos nacionais e importados que virão para o Brasil o investimento também contempla o desenvolvimento de motores híbridos flex, aumento da capacidade produtiva, compra de novos equipamentos e capacitação e expansão da mão de obra.

Com informações Auto Data.

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