Homem é diagnosticado com Malária em Caldas Novas

Um morador da região do Sapé (cima), zona rural de Caldas Novas, está internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

Foto: Hedson Arantes

O homem de 56 anos de idade, começou a passar mal e foi levado por familiares até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na primeira semana de Janeiro deste ano. O paciente começou a sentir muito calafrio, febre, semelhante a gripe. Após atendimento, foi liberado, mas os sintomas se agravaram. O médico pediu exames e receitou remédios apenas para ameninazar as dores, já que precisava de um diagnóstico mais preciso.

Após realizar os exames, a família levou o homem até a UPA novamente, e lá um médico informou que se tratava de dengue. Insatisfeita com o diagnóstico, a família procurou outro médico. Nesse período, os sintomas se agravaram, e a suspeita de Malária foi confirmada pelo médico.

Após encaminhamento, o paciente foi novamente para a UPA e passou novamente por outro médico e foi internado. Novos exames foram pedidos, e novamente a confirmação de dengue, e o homem ganhou alta.

Os sintomas continuaram se agravando e a família o levou para Morrinhos, onde permaneceu quatro dias internado, onde realizou novos exames, e mais uma vez foi liberado com diagnóstico de dengue.

Com alterações no fígado e infecção urinária, foi feita uma tomografia, que apontava supostamente pedras na vesícula. Novamente internado e finalmente foi encaminhado para o HDT em Goiânia, após um outro médico suspeitar de que o caso era de malária.

O paciente então foi internado na capital, onde permanece internado, passando por tratamento.

Foram 16 dias de peregrinação, até que recebesse um diagnóstico.

A Malária é causada por parasitas do gênero Plasmodium dos quais há quatro espécies principais: Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium vivax (Tipo do paciente citado) e Plasmodium ovale.

O P. falciparum é a principal causa da malária clínica grave e de mortes. Estima-se que a metade da população mundial esteja em risco de se infectar com o parasita.

O parasita é transmitido através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado. Esses mosquitos geralmente picam entre o anoitecer e o amanhecer.

A malária começa como a gripe, com os primeiros sintomas surgindo entre nove e 14 dias após a infecção. Os sintomas incluem febre (podem ocorrer ciclos típicos de febre, calafrios e suor em grande quantidade), dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e coma.

Se a malária simples não for tratada, ela pode se tornar grave – anualmente, cerca de oito milhões de casos de malária progridem para o tipo grave da doença. Mortes por malária podem ocorrer devido a danos cerebrais (malária cerebral) ou danos aos órgãos vitais. A redução das células vermelhas no sangue pode causar anemia.

No Brasil, 98% dos casos estão concentrados no norte, especificamente no Amazonas.

Informações Hedson Arantes

Comentários