Graduação da UFCAT obtém resultados positivos em avaliações de desempenho

Cursos de graduação obtiveram resultados positivos no Enade 2019 e no Guia da Faculdade 2020. 

Universidade Federal de Catalão (Foto: Reprodução)

Nos últimos dias, foram divulgados resultados de avaliações aplicadas sobre cursos de graduação do país, das quais cursos da Universidade Federal Catalão (UFCAT) estiveram submetidos. Os resultados, a saber, foram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019) e do Guia da Faculdade (parceria do site Quero Educação e jornal O Estado de S. Paulo).

Os resultados positivos nestas avaliações, devidamente analisados, demonstraram que as atividades de graduação da instituição vem sendo desenvolvidas de forma assertiva, além claro, de indicar pontos a serem trabalhados na busca pela excelência.

Enade 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. O Exame é aplicado em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, ou seja, com aqueles conteúdos que formam a base curricular comum dos cursos de graduação, independentemente da instituição ofertante. Assim, cabe à instituição e também ao NDE de cada curso de graduação o zelo na observância das diretrizes nacionais para que os alunos reúnam ao longo de sua trajetória acadêmica, todos os conhecimentos indispensáveis para o posterior exercício profissional.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 começou a ser divulgado no dia, 20 de outubro de 2020. A edição 2019 do Enade foi realizada em conformidade com a Portaria no 840 de 2018 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a qual redefiniu os ciclos avaliativos em Ciclo I, Ciclo II e Ciclo III. Conforme o Edital no 43 de, 4 de junho de 2019 do INPE, os cursos da Universidade Federal de Catalão pertentes ao Ciclo I avaliados foram: Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Enfermagem.

O curso de Engenharia Civil inscreveu quarenta e seis alunos para realizarem o exame, dos quais todos estiveram presentes. Dos cinquenta e sete inscritos pelo curso de Engenharia de Produção, cinquenta alunos compareceram. Já para o curso de Enfermagem houve um total de dezessete inscritos, dos quais dezesseis compareceram.

Nas avaliações do Enade são atribuídos conceitos de um a cinco, ao passo que o conceito três é considerado satisfatório. Os cursos da Universidade Federal de Catalão avaliados alcançaram conceito quatro no Enade. Nos gráficos produzidos e disponibilizados pelo INEP, podemos comparar o desempenho dos estudantes dos cursos da UFCAT com aqueles pertencentes a outros cursos avaliados em nível estadual, regional e nacional. Observa-se que os três cursos da UFCAT alcançaram médias superiores aos dos cursos do estado, da região e também em nível nacional. Cabe sublinhar ainda que na avaliação anterior, os cursos de Engenharia Civil e Enfermagem haviam alcançado conceito quatro, ou seja, conseguiram manter o mesmo padrão de qualidade. Além disso, o curso de Engenharia de Produção, que havia recebido conceito três na avaliação anterior, melhorou de conceito em 2019.

Por fim, avalia-se que os cursos alcançaram um conceito que reafirma a qualidade da educação superior pública, apontando para necessidade de mais investimentos destinados à educação federal com a finalidade de elevar ainda mais a qualidade do ensino superior no Brasil, contribuindo assim para alcançar a meta 12 do Plano Nacional de Educação PNE. Sabemos que sem investimentos públicos o país não promoverá a expansão do acesso ao ensino superior para chegar na meta da taxa líquida dos 33% de jovens de 18 à 24 anos até 2024 com matrícula no ensino superior, com 40% das novas vagas em instituições públicas.

Acesse o Relatório da UFCAT no Enade 2019 na íntegra aqui!

Guia da Faculdade 2020

O Guia da Faculdade é uma publicação conjunta do site Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Em sua segunda edição, esta que é a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro, avaliou 14.343 cursos de graduação ofertados pelas 1.909 instituições de ensino superior de todo o Brasil cadastradas, dentre elas, públicas e privadas. A metodologia do Guia da Faculdade passa pelo preenchimento de um questionário por parte dos coordenadores dos cursos, indicando as principais características da sua graduação, com foco nos aspectos: Projeto pedagógico, Corpo docente e Infraestrutura. Posteriormente, cada curso é avaliado por 6 professores cadastrados como Avaliadores e que distribuem notas de 1 a 5 para a qualidade de cada um dos referidos aspectos acima.

Os cursos da UFCAT foram avaliados considerando ainda o vínculo com a Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Porém, ao realizar a busca nos resultados do Guia, é possível verificar que os 29 cursos da supernova UFCAT já se encontram registrados, apenas não tendo sido avaliados a partir desse novo vínculo.

Destes 29 cursos da Universidade, 19 foram avaliados nesta edição, sendo que 16 receberam 4 estrelas de avaliação e 2 receberam 3 estrelas. CConfira aqui o resultado detalhado de cada curso da UFCAT no Guia da Faculdade 2020!

A palavra da gestão

A Reitoria da UFCAT manifestou seu contentamento com os resultados apresentados pela instituição nestas avaliações. Estes resultados permitem acompanhar indicadores de sucesso e também de aspectos a serem tratados para melhoria do desempenho no ensino dos cursos e, consequentemente, da formação de profissionais.

“Parabenizamos os cursos que tiveram ótimo desempenho no Enade e também no Guia da Faculdade, pois representa uma variável importante para análise de como estamos desenvolvendo nossas atividades na graduação, sobretudo para uma universidade que está em transição e busca sua consolidação. Indicam caminhos assertivos e, o que ainda precisamos melhorar. O que também tem que se comemorar muito é o fato de que os cursos de melhores desempenhos em nosso país, foram em sua maioria, de universidades públicas! Essa é uma resposta positiva à sociedade sobre uma das vertentes do papel da universidade pública no Brasil!”, exclamou a Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese. Conforme dados do Guia da Faculdade 2020, entre os cursos que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas, 87% pertencem às escolas públicas.

Com informações da Ascom/UFCAT

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