Texto redigido pela Professora Kássia Mariano de Souza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) – coordenadora do projeto de pesquisa Língua Brasileira de Sinais: estudos do léxico, políticas linguísticas e aspectos socioculturais (UFCAT)

A realidade das crianças surdas matriculadas na rede municipal de ensino de Catalão-GO tem deixado a desejar no que se refere às condições de igualdade educacional. O fato se deve à falta da inserção efetiva da Língua Brasileira de Sinais – Libras nas instituições que recebem as crianças surdas. De acordo com a legislação vigente, a Libras é a primeira língua da pessoa surda e a Língua Portuguesa na modalidade escrita, é a segunda língua.
Desse modo, a oferta da educação bilíngue Libras/ Português é a forma eficaz para o ensino das crianças surdas. O que as famílias das crianças surdas reivindicam é o direito à educação de seus filhos, independente da limitação, e para isso, o município precisa adotar as medidas garantidas pela Lei número 14.191/2021. Por diversas vezes os pais procuraram a Secretaria de Educação e apresentaram as questões legais que perpassam a educação de surdos no Brasil, e cobraram um posicionamento do poder público, mas infelizmente nenhuma medida foi tomada e mais um ano letivo está se encerrando sem que as crianças tenham acesso ao conteúdo e se desenvolvimento adequado na escola.
É urgente a contratação de profissionais devidamente capacitados para o trabalho com este público. Os membros do “Movimento Surdo de Catalão” ressaltam que este não é um problema restrito à atual gestão, uma vez que as pessoas surdas têm sido negligenciadas em seus direitos básicos como educação e saúde há anos, e por isso pedem aos candidatos a prefeitos que criem metas de inclusão e acessibilidade em seus governos.
O grupo tem se fortificado e iniciado o processo de criação da Associação da Comunidade Surda de Catalão, que terá como objetivo a luta pela causa das pessoas surdas da cidade, que necessitam de condições de igualdade social quanto ao direito comunicacional em sua língua natural.
As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor.
Texto: Professora Kássia Mariano de Souza
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