Equipe catalana Lego Stars brilha no Festival Nacional SESI de Robótica e garante vaga no Mundial na África do Sul

Grupo de estudantes do CEPMGI Dr. Tharsis Campos conquistou 3º lugar na categoria Core Values e disputará torneio internacional na Cidade do Cabo

(Foto: Divulgação)

A equipe de robótica Lego Stars, do CEPMGI Dr. Tharsis Campos, em Catalão (GO), fez história no Festival Nacional SESI de Robótica, realizado na última sexta-feira (14) e sábado (15). O grupo garantiu o 3º lugar na categoria Core Values e conquistou sua primeira classificação para o Open Africa Championship, que acontecerá em maio de 2025, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

O reconhecimento veio pela forte colaboração, inovação e espírito de equipe demonstrados ao longo da competição, aspectos fundamentais da filosofia da FIRST LEGO League Challenge (FLLC). Nesta temporada, a FLLC trouxe o tema “Submerged”, desafiando os participantes a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas enfrentados por exploradores dos oceanos.

A equipe, liderada pelos técnicos Marcos Faleiros e Maycon Sardevist, impressionou os juízes com a criação de uma cera anti-incrustante, desenvolvida para preservar embarcações de pequenos exploradores marítimos. O projeto, inspirado na química verde e em pesquisas ambientais, utiliza produtos naturais para criar um revestimento inovador, capaz de impedir o acúmulo de organismos marinhos em superfícies submersas, reduzindo impactos ambientais e custos de manutenção.

Agora, os estudantes Augusto Rosa, Gustavo Ferreira, João Pedro Rezende, Júlio Nogueira, Paola Basso, Thayla Pozzebon e Thayná Barboza se preparam para representar o Brasil no mundial da FLLC, onde competirão com equipes de diversos países, levando sua paixão pela robótica e compromisso com a inovação.

A Lego Stars é a única equipe de uma escola pública estadual de Goiás a conquistar uma vaga para um torneio internacional. O desafio agora é ainda maior, mas o time já demonstrou talento e dedicação para brilhar no cenário global. A torcida já está formada, e Catalão, Goiás e o Brasil acompanharão de perto essa jornada rumo ao pódio mundial.