Em Goiânia, o retorno da educação infantil pode ser autorizado nesta segunda (19)

Poderão funcionar escolas que atendam crianças de 0 a 5 anos com até 30% da capacidade (Foto: Wesley Costa).

A publicação do decreto que libera aulas em escolas de ensino infantil e de eventos sociais que estava previsto para ocorrer nesta sexta-feira (16) foi adiado e deve ser divulgado hoje. De acordo com o Paço a medida não deve prejudicar as escolas uma vez que a Prefeitura informou que a previsão, desde o início, era que o retorno oficial só ocorresse a partir de amanhã, 20.

Após intensa discussão acerca do retorno das aulas presenciais, o Centro de Operações de Emergência (COE) de Goiânia autorizou, na terça-feira (13), a reabertura parcial de berçários e escolas de educação infantil para crianças de 0 a 5 anos, desde que as unidades tenham ocupação máxima de 30%. Conforme nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após duas semanas será reavaliado o cenário epidemiológico para verificar se haverá a manutenção das flexibilizações. Se os casos de Covid-19 aumentarem nos 15 dias após a reabertura das escolas, ela poderão fechar novamente.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde Yves Mauro Ternes, todas as regras vão ser fiscalizadas nas escolas e também pela Secretaria Municipal de Educação (SME). “Essas flexibilizações foram possíveis porque o cenário epidemiológico é favorável à retomada dessas atividades econômicas. Temos observados a redução do número de óbitos e das internações por Covid-19 no município. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria entre 50 e 60%”, disse o superintendente.

Com informações O Hoje – Por: Manoela Messias

Comentários