A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final da próxima semana, com possibilidade de novas intervenções caso testes de segurança detectem a necessidade.

Após trabalhos iniciais, a concessionária Eco050 realizará a partir desta terça-feira (30), reparos no viaduto do km 270 da BR-050, em Catalão-GO. Durante os trabalhos, as pistas da BR-050 sentido Uberlândia, serão interditadas com desvio do tráfego para as alças do viaduto.
A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final da próxima semana, com possibilidade de novas intervenções caso testes de segurança detectem a necessidade.
O viaduto teve duas de suas cinco vigas comprometidas após ter sido atingido por um caminhão com carga superdimensionada, que não tinha autorização de transporte.
Após trabalhos iniciais e avaliações de equipes técnicas, o tráfego nas pistas superiores precisou ser interditado. A fim de viabilizar a normalização do trânsito no local, a concessionária fará a inserção de material de reforço nas fissuras e o fechamento de todas as avarias aparentes, entre outros procedimentos.
“Por se tratar de um dispositivo viário que recebe grande fluxo de veículos de carga, o trabalho de reparo precisa ser ainda mais cuidadoso. Foi necessário realizar estudos e trazer materiais específicos para esse tipo de obra, por isso do prazo maior para as equipes irem a campo”, diz o Diretor-Superintendente da Eco050, Matheus Fernandes.
Após a conclusão dos reparos, a concessionária iniciará a fase de testes de carga no viaduto. Serão instalados sensores ao longo do viaduto para avaliar as condições da estrutura, que receberá, de forma simultânea, veículos de carga em sua pista superior. O objetivo é medir a estabilidade do dispositivo e sua capacidade de suportar grandes pesos.

“Somente após essa testagem é que poderemos dizer se o viaduto já está em condições de ser liberado para o tráfego ou se serão necessários procedimentos adicionais”, conclui Matheus Fernandes.
Durante a fase de testes de carga, será necessário desviar o tráfego da BR-050 para as margens da rodovia. A previsão é que os procedimentos levem até 4h para serem finalizados.
A concessionária orienta aos motoristas para que redobrem a atenção e reduzam a velocidade para 40 km/h ao passar pelo local de obras.
Comentários