Dona Ana, de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo

Moradora de Catalão, idosa tem documentos que comprovam nascimento em 1903, mas ainda não foi reconhecida pelo Guinness Book

Ana Horácio Soares da Cruz, de 121 anos (Foto: Divulgação)

Ana Horácio Soares da Cruz, moradora do bairro Jardim Paineiras, em Catalão, Goiás, pode ser a pessoa mais velha do mundo. Com 121 anos completados no dia 1º de junho de 2024, Dona Ana possui documentos que indicam que ela nasceu em 1903, na cidade de Ipameri.

Apesar da impressionante marca, a idosa brasileira ainda não foi avaliada pelo Guinness Book, o livro dos recordes, para ser oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do planeta. Atualmente, o título é concedido apenas após verificação rigorosa dos registros de nascimento e outros documentos oficiais.

Dona Ana vive em Catalão, onde é conhecida por sua história de vida longa e inspiradora. “Ela é uma verdadeira testemunha viva de mais de um século de história. É um orgulho para nossa família e para a cidade”, comenta um dos familiares.

Se confirmada pelo Guinness Book, Dona Ana pode desbancar o atual recorde mundial e colocar Catalão e Ipameri em destaque no cenário internacional. A família ainda estuda os procedimentos necessários para oficializar a candidatura da brasileira.