
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica onde acontece o aumento dos níveis de glicose no sangue, ou seja, do açúcar do sangue, chamamos esse aumento dos níveis de açúcar no sangue de hiperglicemia.
PORQUÊ ISSO ACONTECE?P
Para que organismo funcione normalmente, absorvendo a glicose de maneira adequada, precisamos de um hormônio chamado insulina que é produzido pelo pâncreas. Se por algum motivo o pâncreas não produzir insulina ou produzir poucas quantidades ou essa insulina não estiver funcionando de maneira adequada teremos um quadro de Diabetes.
PRINCIPAIS TIPOS DE DIABETES
DIABETES TIPO 1: Normalmente diagnosticado na infância e na adolescência, mas pode acontecer na fase adulta também, nesse caso o pâncreas não produz insulina e o paciente precisa fazer uso de insulina injetável. Normalmente está relacionado a fatores genéticos, ou seja, parentes de primeiro grau (pai ou mãe) também tem diabetes e fatores autoimunes, quando por algum motivo as células do pâncreas são destruídas.
DIABETES TIPO 2: Nesse tipo os níveis de glicose no sangue vão subindo aos poucos ao longo da vida, devido a maus hábitos alimentares e falta de atividade física. No diabetes tipo 2, algumas pessoas fazem uso de medicamentos, mas outras conseguem controlar os níveis de glicose no sangue apenas adequando a alimentação e praticando atividade física.
DIABETES GESTACIONAL: Acontece durante a gravidez e se não for controlado pode colocar em risco tanto a vida da mãe quanto do bebê.
Os principais fatores de risco para o Diabetes são: hereditariedade, obesidade, sedentarismo, pressão alta e resistência à insulina. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores mais importantes do tratamento, sendo que, incentivar uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos regulares pode auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue.
Algumas pessoas não apresentam sintomas na fase inicial, quando os sintomas se manifestam já está na fase avançada da doença. Os principais sintomas são dores nas pernas, visão embaçada, muita sede, excesso de urina e cansaço.
O diabetes quando não controlado pode trazer várias consequências:
-Problemas de visão, podendo levar a cegueira;
-Problemas nos rins, os rins param de funcionar levando o paciente a necessidade de fazer hemodiálise;
-Problemas nos membros inferiores (pernas e pés), o paciente pode desenvolver pé diabético onde aparece ferimentos e rachaduras de difícil cicatrização em alguns casos podendo levar a necessidade de amputação;
-Problemas respiratórios;
-Problemas cardiovasculares (problemas de coração).
Optar por uma alimentação saudável é fundamental para tratamento do Diabetes. Principais recomendações:
-Fracionamento das refeições (dividir o dia em 5 a 6 refeições – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia);
-Consumo de alimentos frescos como hortaliças e frutas, alimentos integrais e castanhas;
-Redução de alimentos fontes de gordura, sal e açúcar;
-Cuidado com uso excessivo de adoçantes;
-Evite alimentos industrializados;
-Praticar atividade física.
Até 2019 no Brasil mais de 16 milhões de pessoas convivem com diagnóstico de Diabetes e levando em consideração os problemas enfrentados pela população com a Pandemia da Covid-19, pode-se dizer que este número será ainda mais relevante nos próximos anos, pois com o isolamento social, a inatividade física, aliado ao estresse e depressão facilitou o aumento de peso da população e possíveis complicações de doenças como o Diabetes.
Faça exames periodicamente (exame de sangue), cuide de sua alimentação, se precisar procure orientação de um Nutricionista, pratique atividade física. Se está sem tempo dê algumas voltas no quarteirão, o importante é não ficar parado.
(Texto: Maria Lucinete)
Comentários