Crianças e adolescentes aprendem arte em argila, em Ipameri, e querem realizar um sonho

Projeto busca energia solar para tornar produção sustentável e ampliar possibilidades de criação

(Foto: Leitor/Zap Catalão)

O que começa como um simples pedaço de barro se transforma em arte nas mãos dos alunos da Associação Adelino de Carvalho, em Ipameri. Há quase 60 anos, a escola ensina muito além do artesanato. Os estudantes aprendem informática, reforço escolar e até música.

Atualmente, 110 alunos fazem parte do projeto. Os mais velhos chegam a estagiar e receber pelo trabalho. Muitos saem de lá preparados para abrir seus próprios ateliês, como fez Guilherme Ramos Dias, que transformou o aprendizado em profissão.

SONHO

As peças produzidas na escola chegam a grandes lojas do Brasil, principalmente em Goiânia e Brasília. E agora a instituição tem um novo desafio: instalar 400 placas solares para abastecer um forno elétrico, tornando o processo mais sustentável. O Criança Esperança já garantiu 100 placas, mas ainda faltam 300 para o projeto sair do papel.

Um dos diretores da instituição, Luiz Alberto Costa, explica que atualmente as cerâmicas são queimadas em um forno a gás, que aquece as peças em até 850 graus. Com o forno elétrico, as peças poderiam ser aquecidas até 1.000 graus, melhorando a qualidade e resistência dos produtos. Isso abriria a possibilidade, inclusive, para que a instituição possa produzir lgumas peças utilitárias como filtros, moringas, coisas que até então não é possível.

(Foto: Leitor/Zap Catalão)

“Nós ficamos só na área de jardinagem. Então a gente pode estender um pouco a nossa área de atuação. Além do que nós vamos ter uma queima mais barata, uma vez que a energia solar é de graça depois que a gente tem uma estrutura. Esse é um apelo importante porque nós como instituição social, nós temos que ir ao encontro da tendência mundial que é de uma consciência ecológica.”, disse.

Quem quiser ajudar a realizar esse sonho, ou mesmo comprar as peças do projeto social, pode entrar em contato pelo telefone (64) 99936-7346 ou pelo site www.ceramicaboanova.com.br.